O DEVIR DO COMUM
Um projeto criativo de Luís Costa e Ana Rodríguez
Novembro 2024 – Julho 2025
O projeto criativo “O Devir do Comum”, dedicado à história e aos desafios atuais dos baldios e de outros espaços comunitários, prosseguiu nas últimas semanas com uma série de entrevistas realizadas em Vouzela (Viseu Dão Lafões), Vimioso (Trás-os-Montes), Vinaròs (Comunidade Valenciana) e Santa Lucía (Canelones, Uruguai).
O resultado final deste projeto, co-produzido pela Binaural Nodar e pelo Mapa sonoro de Uruguay, será um documentário sonoro a divulgar em agosto de 2025, da autoria de Luís Costa e de Ana Rodríguez.
Um agradecimento à gentileza das pessoas entrevistas para este projeto: Ramón Puig (Vinaròs) Miguel Novoa (Vimioso), Paulo De Lemos Quintela (Vouzela), Claudio Perdomo e Marcos Umpièrrez (ambos em Santa Lucía, Uruguai).
“O Devir do Comum” é uma criação igualmente integrada no projeto Europa Criativa (Europa Criativa Portugal) Rede Tramontana (Réseau Tramontana), dado relacionar-se com as temáticas agropastoril e silvícola, atualmente a serem pesquisadas pelos onze parceiros de sete países que compõem a rede, o que resultará numa série de produções culturais, académicas e artísticas a serem anunciadas ao longo do tempo.
A Binaural Nodar é uma entidade cultural apoiada pelo Governo Português – Cultura | Direção-Geral das Artes.