RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS VIRTUAIS

A nossa experiência com a pandemia global mostrou-nos o interesse que os arquivos online acessíveis e pesquisáveis podem ter para artistas e investigadores, bem como para qualquer pessoa com curiosidade e desejo de explorar virtualmente o mundo, tanto geograficamente quanto temporalmente.

Pode um arquivo ser um lugar? Algures entre o virtual e o físico, um arquivo é um lugar que podemos visitar, interpretar, moldar com a nossa perceção e a nossa arte. Um lugar onde podemos encontrar uma conexão e estar conectados, ser transformados por uma experiência e deixar algo em troca.

Pode uma residência artística em contexto rural na região portuguesa de Viseu Dão Lafões, encetar uma translação experimental e experiencial do Lugar Físico para o Lugar Virtual, promovendo uma residência especificamente realizada dentro dos seus arquivos digitais, tornando este lugar virtual sensível ao mundo físico?  Ao longo do ano de 2022, o Arquivo Digital Binaural Nodar (https://www.archive.binauralmedia.org) foi esse destino, um lugar exterior para aceder e descobrir virtualmente um território.

ARTISTAS