A VALORIZAÇÃO DOS BALDIOS DE REBORDINHO E MALHADOURO
Instalação Audiovisual
De Liliana Silva

De 22 maio a 20 junho 2025
Inauguração: 22 maio às 15h00
Lafões Cult Lab (Vouzela)

Uma coprodução entre a Binaural Nodar e a Comunidade Local dos Baldios de Rebordinho e Malhadouro, com o apoio do Município de Vouzela, da Junta de Freguesia de Campia e cofinanciado pelo programa Europa Criativa, no contexto do projeto Rede Tramontana.

A instalação audiovisual “A Valorização dos Baldios de Rebordinho e Malhadouro” é apresentada na sequência de um vasto trabalho de recolhas realizado no verão de 2024, a que se juntaram os testemunhos de antigos e atuais dirigentes, fundadores, população local e personalidades ligadas à temática dos baldios, terrenos em regime de propriedade comunitária cuja origem remonta a povos anteriores à constituição da nação. Em Rebordinho, os primeiros movimentos para a constituição dos Compartes remonta ao ano de 1978 e viria a concretizar-se em Março de 1994, tendo, portanto, três décadas de atividade.

A Comunidade Local dos Baldios de Rebordinho e Malhadouro e a Binaural Nodar agradecem o contributo das pessoas que cederam documentação para a exposição: Amadeu Soares, António Carvalho, Celestino Tavares, José Luís Tavares e Regina Soares.

Em paralelo com a instalação audiovisual, será divulgado nas redes sociais o documentário “A Valorização dos Baldios de Rebordinho e Malhadouro” com legendas em Português, Inglês e Francês, no contexto das ações de divulgação das produções criativas dos parceiros da rede europeia Tramontana associadas a temáticas como o agropastoralismo, a gestão florestal e dos recursos naturais e a mobilidade social.

A Binaural Nodar é uma entidade cultural apoiada pelo Governo Português – Cultural | Direção-Geral das Artes.