PASSEIO SONORO DO PISÃO
Sábado, 24 de maio, 9h00
Paraduça (Calde, Viseu)
 
Ponto de Encontro:
Oficina do Ferreiro
(Travessa do Ferreiro, Paraduça)
 
Uma iniciativa da Associação Social, Cultural, Desportiva e Recreativa de Paraduça em colaboração com a Junta de Freguesia de Calde, o Município de Viseu e a Binaural Nodar.
 
A Associação Social, Cultural, Desportiva e Recreativa de Paraduça levou a cabo nos últimos anos a requalificação de um edifício com alto valor patrimonial: um pisão situado na margem do rio Vouga junto à aldeia de Paraduça. O pisão é edifício com um mecanismo rotativo em madeira que serve para a elaboração do burel, tecidos de lã impermeáveis com os quais se faziam antigamente as tradicionais capuchas.
 
Aproveitando a existência na aldeia de Paraduça de outro edifício reabilitado, uma oficina do ferreiro com forja e pequeno espaço museológico e interpretativo, o passeio sonoro do Pisão iniciará neste local, com uma contextualização sobre a história da família de ferreiros da aldeia e seguirá um trilho até ao rio Vouga, no âmbito do qual os participantes poderão ouvir e gravar a paisagem sonora com diversos microfones disponibilizados pela associação Binaural Nodar, parceira do evento.
 
O passeio terminará com uma contextualização sobre o funcionamento do pisão e um momento de convívio com a população local.
 
O passeio sonoro é gratuito, não necessitando de reserva, bastando aparecer às 9h00 na Travessa do Ferreiro de Paraduça.

A Binaural Nodar é uma entidade cultural apoiada pela República Portuguesa – Cultura | Direção-Geral das Artes.