RE-INTERIORIZAÇÃO DE PAISAGENS
Residência artística

18 a 23 março 2024
Com Rui Lima
Uma coprodução entre a Binaural Nodar e o Município de Vouzela

O compositor e pianista Rui Lima regressará a Vouzela, na sequência de uma primeira residência artística realizada em 2023. Fruto dessa primeira imersão artística no território, intitulada “re-interiorização de paisagens”, o artista preparará agora a composição eletroacústica “o centro da assimptota”, a qual junta a composição das gravações sonoras, voz, e piano improvisado sobre temas escritos.

A residência artística permitirá ao artista criar o formato e condução da apresentação-concerto; condensar a duração da obra; criar os motivos do instrumento harmónico – piano – integrados na composição eletroacústica, assim como praticar e testar o formato criado.

Rui Lima é natural de Lourosa, Aveiro. Licenciou-se em Biologia na Universidade de Aveiro em 2017 em estágio integrado na área de ecotoxicologia, estudando efeitos de herbicidas e salinidade em espécies zooplanctônicos de água estuarina.

Paralelamente à licenciatura estudou composição. Desde 2016, algumas composições originais têm sido interpretadas esporadicamente, experimentando com vários grupos de música e teatro. Obteve em 2021 o grau de Mestre em Música na UA, desenvolvendo a sua técnica de composição e criando uma obra ligada a outras áreas, inspirada nas paisagens das luas do sistema solar. Publicou em 2022 a primeira obra, The Cliff, inspirada em estratos geológicos costeiros; foi artista residente através da associação Self-Mistake. Participou já em dez projetos do programa Erasmus+, incluindo Cursos de formação (TC), intercâmbios e voluntariados. Concomitantemente, é freelancer, músico, no Devon (Inglaterra).

A Binaural Nodar é uma entidade cultural apoiada pelo Governo Português – Cultura | Direção-Geral das Artes.