CORPOS NA PAISAGEM
Ateliê de fotografia dirigido por Luís Costa e Liliana Silva
22 de fevereiro – 09h30 às 17h00
Em parceria com a Escola Profissional de Vouzela e com o Município de Vouzela

O nosso primeiro habitat é o corpo. Com o passar dos anos, os nossos corpos vão habitando e conhecendo outros lugares, gerando gradualmente o conjunto das nossas paisagens afetivas. Corpo, espaço e paisagem estão, portanto, intimamente ligados.

O ateliê de fotografia Corpos na Paisagem, realizado pela Binaural Nodar em parceria com o curso de Técnico/a de Comunicação e Serviço Digital da Escola Profissional de Vouzela, propõe aos participantes uma oportunidade para explorar a interconexão entre a expressão dos seus corpos e algumas paisagens naturais e rurais do concelho de Vouzela. Durante o ateliê, os participantes serão convidados a refletir sobre como a paisagem pode influenciar as experiências corporais. Através da lente da fotografia, os adolescentes são incentivados a capturar momentos que expressem a complexidade dessa relação, explorando temas como identidade, autoexpressão e a conexão com o ambiente.

Ao focar-se nas paisagens naturais, o ateliê tenta igualmente evidenciar a sua importância crucial para o bem-estar físico e psíquico dos adolescentes. As paisagens não são apenas um pano de fundo, mas podem desempenhar um papel ativo no processo de autoconhecimento e de desenvolvimento emocional durante essa fase crucial da vida.

O ateliê Corpos na Paisagem, abordará métodos de olhar a paisagem, algumas técnicas fotográficas e também aspetos de sensibilidade artística, encorajando os participantes à reflexão sobre como o corpo pode ser um instrumento de expressão emocional dos momentos de contacto com as paisagens naturais. O resultado final consistirá numa instalação fotográfica e sonora, cuja inauguração será anunciada oportunamente.

A Binaural Nodar é uma estrutura cultural apoiada pelo Governo Português – Cultura | Direção-Geral das Artes.