Rural Virtual
Candidatura aberta para residências online de 15 de dezembro de 2021 a 15 de março de 2022

A nossa experiência com a pandemia global, a atingir o seu terceiro ano, mostrou-nos a grande substância e valor que os arquivos online acessíveis e pesquisáveis constituem para artistas e investigadores, bem como para qualquer pessoa com curiosidade e desejo de explorar virtualmente o mundo, tanto geograficamente quanto temporalmente.

Um arquivo pode ser um lugar? Algures entre o virtual e o físico, um lugar que podemos visitar, interpretar, moldar com a nossa percepção e a noSsa arte. Um lugar onde possamos encontrar uma conexão e estar conectados, ser transformados por uma experiência e deixar algo em troca.

Pode uma residência artística em contexto rural na região portuguesa de Viseu Dão Lafões, encetar uma translação experimental e experiencial do Lugar Físico para o Lugar Virtual, promovendo uma residência especificamente realizada dentro dos seus arquivos digitais, tornando este lugar virtual sensível ao mundo físico?

De abril de 2022 a setembro de 2022, o Arquivo Digital Binaural Nodar será o destino, um lugar exterior para aceder e descobrir virtualmente, permanecendo em casa. A residência está aberta a artistas, estudantes, investigadores ou educadores para explorar, descobrir e criar, com apoio e orientação em termos linguísticos, de localização, de temas, de sons, de imagens e outras pesquisas de documentos, de transcrições e traduções de histórias orais, de pesquisa e descrição dos contextos dos locais reais representados virtualmente no arquivo.

Um série de artistas residentes oriundos de diferentes lugares serão selecionados e beneficiarão de todo o apoio em termos de mediação, de disponibilidade e empatia para com suas pesquisas e projetos. Poderão ser organizadas reuniões online para os projetos em desenvolvimento, workshops com os outros residentes, bem como um envolvimento próximo com os membros e arquivistas da Binaural Nodar.

Cada artista selecionado/a receberá um valor bruto de 500 euros para desenvolver o seu projeto e as peças finais serão apresentadas em contextos públicos físicos ou virtuais.

Os possíveis conceitos de pesquisa poderão incluir:

– o virtual e real;
– o aqui e o ali;
– a ruralidade digital;
– o que é um arquivo?
– arte e arquivo;
– empatia no arquivo;
– arquivos úteis para a educação;
– lugar e espaço nos arquivos;
– ouvir no arquivo;
– a vida rural enquanto arquivo;
– o arquivamento da vida rural;
– ecologias no arquivo;
– arquivar enquanto metodologia na arte;
– representações sensoriais e políticas de um arquivo etnográfico;
– exploração dos temas das principais coleções do arquivo;
– os temas das residências artísticas anteriores organizadas pela Binaural Nodar, por exemplo: paisagens fluviais, espaços vocais, arquitetura rural, religião, mobilidade em contextos rurais, relação com o mundo animal, aspectos psicológicos de contextos rurais, etc.

As propostas devem ser enviadas por e-mail para info@binauralmedia.org até 15 de março de 2022 e incluir os seguintes elementos:

1. Nome completo, nome artístico, endereço postal, telefone / WhatsApp, e-mail e site.
2. Um texto descritivo de um projeto artístico concebido especificamente para este programa de residências artísticas, com um máximo de 7.500 caracteres com espaços.
3. Currículo ou biografia artística e links para trabalhos anteriores que possam estar relacionados com a proposta.
Todas as questões relativas a esta candidatura podem ser enviadas por email para Luis Gomes da Costa: luis.costa@binauralmedia.org; ou Maile Costa Colbert: maile.colbert@binauralmedia.org.