Martin Baus é um artista multimédia, cineasta, músico, artista sonoro, investigador, educador e curador nascido no Chile. Possui um bacharelato em Ciências Sociais com especialização em Estética Cinematográfica e Literatura (Pontifícia Universidade Católica de Chile) e uma pós-graduação em LAV: Laboratório Audiovisual de Criação e Práticas Contemporâneas (Madrid). Mora na cidade de Guayaquil, onde codirige o projeto de pesquisa cartográfica Guayaquil Analógico e os encontros cinematográficos Rialécticas.

É membro do coletivo CEIS8, dedicado à experimentação cinematográfica e processos fotoquímicos, e colaborador da revista de estudos de cinema laFuga, ambos sediados em Santiago do Chile.

O seu trabalho artístico investiga as relações entre história, materialismo e perceção, com especial destaque na experimentação sonora e no trabalho com filmes e arquivos textuais. Ministrou cursos na Pontifícia Universidade Católica do Chile, na Universidade das Artes do Equador, na Universidade Católica de Guayaquil, no Festival de Cinema Câmara Lúcida, no Festival ULTRAcinema no México e na Galeria Arte Actual de Flacso em Quito, entre outros.