Dialogos tactiles

O projecto que apresento baseia-se fundamentalmente na interacção do artista com o meio de Nodar, para além do registo de campo, no qual o papel do artista é apenas o de um mero espectador.

Neste caso procurei desenvolver um conjunto de “diálogos com o meio” e não apenas “no meio”, registando,por um lado, as sonoridades que resultaram do contacto físico (percussivo) com diferentes tipo de vegetação (árvores, arbustos, plantas) e de solo (terra, pedras, água),adicionalmente tomando como intermediário outros elementos que não são do meio mas que estão nele presentes (por exemplo,objectos deixados pelos habitantes locais).

Construí desta maneira ritmos e estruturas improvisadas (as que surgiram do referido encontro),que serviram como material de áudio para um processo digital posterior.

Cada acção surgiu por atracção natural entre o olhar fotográfico e a textura de cada elemento do meio (que levei a cabo num primeiro reconhecimento visual e do qual se gerou um dossier fotográfico), tendo sempre em conta a capacidade de cada elemento para gerar som, para além da sua plasticidade.

Uma vez realizadas as acções sonoras com os elementos escolhidos,pretendi descontextualizar posteriormente o resultado, manipulando-o digitalmente para extrair a musicalidade desejada.

Uma terceira parte do projecto foi formada por acções vídeo baseadas nas acções e gravações anteriores.

Xesús Valle, natural de Vigo, é um artista áudiovisual, percussionista, vocalista e Net DJ. Começou por estudar percurssão e técnica vocal e formou parte de bandas e projectos pessoais desde finais dos anos 80.

Desde 2002 que Xesús desenvolve os projectos áudio Plumbandplumber e Uveaele. Com plumbandplumber dedica-se a criar “colagens electroacústicas” a partir de todo o tipo de fontes sonoras (discografia: “Come early go late”, “organic feedback” e “live set alga á superficie”) e com Uveaele intervém e manipula espaços sonoros (discografia: “o forno das formulacións”). Parte da sua discografia está editada na “alg-a netlabel”, da qual foi co-administrador.

Xesús tem realizado desde 2002 diversas performances na Galiza e em Portugal (IFI–Pontevedra,Salanasa–Santiago de Compostela, Vademecum–Vigo, Sinsalaudio–Vigo, 2005 Brg–Braga,etc.). È um dos membros da OMEGA, orquestra de músicos improvisadores da Galiza.

OBRAS ARTÍSTICAS