FESTIVAL OCUPAI – Festival Ibérico de Arte e Ação
Praia fluvial de Destriz (União de Freguesias de Destriz e Reigoso, Município de Oliveira de Frades)
Coorganização: Município de Oliveira de Frades e Binaural/Nodar
23 e 24 de Junho de 2018

O OCUPAI – Festival Ibérico de Arte e Ação é um evento contemporâneo coorganizado pelo Município de Oliveira de Frades e pela Binaural/Nodar, a ter lugar nos dias 23 e 24 de junho de 2018 no magnífico cenário natural da praia fluvial de Destriz (União de Freguesias de Destriz e Reigoso) nas margens do rio Alfusqueiro, trazendo a liberdade de expressão ao espaço público de zonas rurais, enquanto arma produtiva e criativa para tornar a vida destes lugares mais aberta e menos formatada. O Festival OCUPAI traz uma imprevisível coexistência entre a força das comunidades e as suas contingências existenciais, as quais fazem mexer e pensar, recordando-nos que tudo é passível de ser alterado: basta atingirmos o ponto de transformação com inteligência, ironia e perseverança.

O OCUPAI é igualmente um festival ibérico, no sentido em que assume o seu posicionamento geográfico no interior beirão português, simultaneamente situado no cruzamento com regiões do arco norte-ocidental da península ibérica: Minho, Douro, Galiza, Asturias e Castilla y León, que tantas ligações históricas, linguísticas e culturais têm com a zona, promovendo-se assim uma interação espontânea com artistas de boa vontade que vem de contextos similares, trabalhando há décadas no agitar consciências em terras de interior, assumindo riscos como forma de vida, o que torna esses riscos mais verdadeiros e próximos das pessoas.

O Festival OCUPAI de 2018 terá uma linha temática unificadora: o renascimento da paisagem e das comunidades rurais, sendo que todos os espetáculos e instalações serão marcados, não obstante a sua função de fruição, por sentidos de questionamento e de renovação de vários aspectos ligados ao contexto rural (como poderão vir a ser as aldeias do futuro? que novos sentidos podemos encontrar para a comunidade? como pode evoluir a floresta? que lugar para o trabalho manual? precisamos de renovar os simbolismos agrícolas? qual o papel da mulher no mundo rural? etc.), sendo que existirão várias estreias absolutas em Portugal e/ou espetáculos participativos especialmente concebidos a partir das interações que existirem entre artistas, população e público.

Por último, o Festival OCUPAI, depois de três anos realizado no concelho de São Pedro do Sul, na sua quarta edição dirige-se para o concelho de Oliveira de Frades, cujas aldeias e comunidades se encontram em pleno processo de sarar feridas e “tocar para a frente”, depois dos dramáticos incêndios de Outubro de 2017. A escolha do local, a aldeia de Destriz, é por isso também um símbolo de resistência e de vontade de superação, até porque a zona envolvente à praia fluvial do rio Alfusqueiro em Destriz ficou, quase por milagre, intocada com os referidos incêndios.

Coordenada geográfica:
40°38’54.6″N 8°16’57.1″W