ViseuRural02_expo_web

Viseu Rural 2.0
Documentar e [Re]expressar o Património Rural
Exposição Coletiva

Casa das Memórias, Viseu
28 Novembro – 17 Abril 2015

com:

Luís Costa
David Prior
Frances Crow
Antye Greie (AGF)
Sérgio Bonilha
Luciana Ohira
Jason Kahn
Rui Costa
Maile Colbert

Brochura da exposição:

Viseu Rural 2.0 é um projeto integrado de documentação patrimonial, de criação artística sonora e media e de difusão cultural, cuja primeira edição decorreu em 2015 nas freguesias rurais do concelho de Viseu. O projeto está integrado na rede europeia Tramontana de arquivos da memória de zonas rurais, da qual a Binaural/Nodar é presentemente chefe-de-fila e o Município de Viseu é parceiro associado.

Viseu Rural 2.0 partiu da necessidade de se conferir expressão e densidade a todo um arco rural que envolve a cidade de Viseu e cuja memória e estrutura fazem também parte da história da própria cidade. De alguma forma, a vitalidade recente da cidade de Viseu tem aprofundado a dimensão urbana, inovadora e de futuro do concelho, sendo que é útil o estabelecimento de contrapesos culturais que ponham em evidência a matriz rural do território, assim como os respetivos processos de transformação recente.

Viseu Rural 2.0 envolveu trabalho de recolha audiovisual nas várias aldeias rurais do concelho o qual abrangeu um vasto conjunto de temáticas como a morfologia da paisagem, os ciclos agrícolas, os métodos de cultivo, a dimensão sacra do património construído e natural, o comércio, a transformação social e política, etc.

O material recolhido foi posteriormente cedido a diversos artistas convi- dados oriundos de diversos países da Europa e América, os quais desen- volveram uma série de criações contemporâneas nas áreas da arte sonora e criação multimédia, cujo resultado final foi apresentado numa exposição retrospetiva na Casa das Memórias.

Diretor artístico
Luís Costa

Equipa de recolhas audiovisuais
Luís Costa, Manuela Barile, Susana Rocha, Nely Ferreira

Edição audiovisual
Luís Costa, Manuela Barile, Nely Ferreira

Transcrição de entrevistas
Susana Rocha

Equipa artística
Luís Costa, David Prior, Frances Crow, Antye Greie Sérgio Bonilha, Luciana Ohira, Jason Kahn Rui Costa e Maile Colbert

Desenho gráfico
Luís Costa

Fotografia da capa
José Alfredo

Organização
Binaural/Nodar e Município de Viseu

Financiamento
Município de Viseu, Governo de Portugal – Direção Geral das Artes Programa Europa Criativa da Comissão Europeia[:][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]