Duncan Whitley, artista sonoro associado da Binaural / Nodar, exibe no Museu de Serralves entre os dias 16 de Abril e 16 de Maio 2010 duas instalações sonoras no âmbito do Documente-se! 2010. A inauguração ocorrerá no dia 16 de Abril às 21h30.

A presença de Duncan Withley neste importante ciclo de arte e reflexão é produzida pela Binaural / Nodar e consta de duas obras com um tema comum: a importância do futebol na dinâmica social de comunidades, urbanas ou rurais:

G. D. Parada
Um projecto sonoro centrado num pequeno clube de futebol amador, Grupo Desportivo de Parada, localizado na pequena aldeia de Parada de Ester (Castro Daire, Portugal). O projecto – desenvolvido no âmbito de uma residência artística no Centro de Residências Artísticas de Nodar – foi estruturado para explorar a importância do G.D. Parada dentro da comunidade rural local, através de um trabalho de captação de paisagens sonoras focado na equipa, quer nas sessões de treinos quer em competição.

Sussex by The Sea
Durante a época futebolística de 2007/08, Duncan Whitley levou a cabo várias sessões de gravações sonoras realizadas no Estádio Withdean do clube inglês Brighton & Hove Albion. O trabalho de campo envolveu técnicas de gravação multi-canal de forma a captar as respostas dos adeptos do Brighton, através da colocação de vários microfones em diferentes pontos à volta do estádio. A peça final forma parte de um processo de vários anos de pesquisa e prática usando gravações de campo para explorar os aspectos sonoros dos adeptos de futebol e a genealogia dos cânticos em diversos estádios do Reino Unido. O trabalho foi originalmente exposto no âmbito do festival EXPO, organizado pela Sonic Arts Network em 2008.

A Edição de 2010 do ciclo Documente-se! Realiza-se de 14 a 18 de Abril e de 13 a 16 de Maio. “Sentidos do Reconhecimento” é o mote desta edição onde se promove, a partir de um conjunto de propostas artísticas e de abordagens de cientistas sociais, uma reflexão sobre os processos do (não) reconhecimento do eu individual e social na contemporaneidade, estruturando identidades, relações de poder e contextos sociais.

Documente-se! é organizado pelo Departamento de Sociologia (DS-FLUP) e pelo Instituto de Sociologia (IS-FLUP) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-ISCTE) e pelo Serviço de Artes Performativas da Fundação de Serralves.

Informação adicional, aqui.