A Binaural/Nodar apresenta no IX Festival Sons e Ruralidades, que decorre entre 19 e 21 de Setembro no concelho de Vimioso (distrito de Bragança), três atividades que abrangem outras tantas facetas complementares da sua intervenção contemporânea junto de paisagens e comunidades rurais, a qual se pode definir como a criação de novos espaços de intermediação, questionamento e expressão que possam ir para além da valorização de aspectos patrimoniais em sentido estrito.

Festival Sons & Ruralidades, organizado pela AEPGA, faz parte de um programa de desenvolvimento para a região do nordeste transmontando, procurando que a arte e a cultura sejam a causa para a sua revitalização, procurando novas aproximações artísticas, sociais e económicas. Estimulando sinergias entre o património faunístico e florístico e o património cultural, material e imaterial. Pensando os humanos como parte da natureza e a biodiversidade como um todo. Criando novas oportunidades de criar e de reflectir colectivamente sobre o desenvolvimento local e proporcionando novas visões de futuro.

1. Sexta-feira, 19 Setembro, 21h30 (aldeia de S. Joanico)
Apresentação do livro+CD
“São Pedro do Sul: Novas Escutas Rurais” de Luís Gomes da Costa

2. Sexta-feira, 19 Setembro, 22h00 (aldeia de S. Joanico)
Exibição do documentário
“Sons do Rural” de Tiago Dias dos Santos

3. Sábado, 20 Setembro, 11h00 (de Serapicos até S. Joanico)
Passeio sonoro ao longo do rio Angueira
Coordenação: Luís Gomes da Costa

A Binaural/Nodar propõe um exercício de escuta atenta de uma paisagem específica enquanto articulação de aspectos geográficos e intervenções humanas, num momento temporal único. A partir de um conjunto de instruções iniciais de ativação sensorial os participantes serão convidados a trilhar a paisagem ribeirinha do rio Angueira e a tornar a sua experiência num denso feixe de impressões, interpretações e memórias. O passeio sonoro será gravado usando diferentes microfones para posterior partilha com os participantes, criando-se assim um postal sonoro irrepetível.

O rio Angueira ou Ribeira de Angueira é um rio internacional que nasce em Espanha perto da vila de Alcanizes. No seu percurso até desaguar no Sabor, entrando em Portugal em São Martinho de Angueira, freguesia do concelho de Miranda do Douro, atravessa, depois, o concelho de Vimioso, passando por Angueira, Serapicos, São Joanico, Campo de Víboras, Uva e Algoso (da Wikipédia).

Cartaz do festival:

SONSFINAL-cartaz