Manuela Barile
Il Senso del Dolore: Due Opere di Manuela Barile
Editado por Luís Costa, Filippo Lanci e Gianfranco Spitilli
livro de 104 páginas p/b + DVD com obras “Cà” e “Moroloja”
Edição bilingue: Italiano e Inglês
Publicado por Edições Nodar (nodar.008) e La Parette della Caverna (002)
Preço de venda: 15 euros + portes e embalagem

Data de disponibilização ao público: 15 Abril 2014
Pré-ordens do livro através do email luis-binauralmedia.org

Exposição de “Cà” e Moroloja” entre 15  e 17 Abril 2014, das 17h00 às 22h00
Antiga Catedral de Sancta Maria Apruntensis (Sant’Anna)
Piazza Sant’Anna, Teramo (Itália)

As Edições Nodar em colaboração com a Coleção Vídeo “La Parette della Caverna” publicam um livro de ensaios + DVD sobre duas obras de cariz religioso de Manuela Barile, ambas desenvolvidas no Maciço da Gralheira (São Pedro do Sul): Cà e Moroloja, zona de residência desta artista italiana, diretora artística da Binaural/Nodar. Duas obras sobre a lamentação da morte, individual (de uma mãe por sua filha) ou coletiva (de uma aldeia), que têm como personagem uma mater dolorosa que enceta um processo de luto e, como tal, de restabelecimento de um novo equilíbrio.

“Cá” e “Moroloja” são duas obras audio/vídeo profundamente marcadas por elementos antropológicos do sentir religioso do Sul de Itália e das aldeias rurais de montanha do Maciço da Gralheira e que no livro agora publicado, são objecto de análises musltidisciplinares nos domínios da teologia cristã, antropologia e crítica de arte, desenvolvidas pelo especialista em arte sacra e padrólogo, Padre Filippo Lanci, pelo demoetnoantropólogo Gianfranco Spitilli e por Luís Costa, presidente da Binaural/Nodar, para além da própria Manuela Barile.

Esta publicação e a exposição associada, a ter lugar durante a Semana Santa numa importante cidade italiana (Teramo), são possíveis com o contributo específico do Ufficio Diocesno per l’Arte Sacra da Diocese de Teramo-Atri (Região de Abruzzo, Itália) e com o financiamento estrutural à Binaural/Nodar pelo Governo de Portugal através da sua Direção Geral das Artes.

A Binaural/Nodar agradece publicamente o empenho inexcedível do Padre Filippo Lanci e do Dr. Gianfranco Spitilli para a concretização desta publicação e exposição.