O Centro de Residências Artísticas de Nodar passa a coordenar, conjuntamente com o projecto Criar Raízes, a iniciativa “Cinema nas Aldeias” no concelho de S. Pedro do Sul.

A iniciativa “Cinema nas Aldeias” consiste na exibição itinerante de filmes (nomeadamente documentários) nas aldeias mais isoladas e periféricas do maciço da Gralheira (em parceria com as associações locais), com o objectivo de promover o contacto com a diversidade de que é composto o mundo actual, potenciando deste modo um sentido de compreensão do outro e de tolerância face a formas distintas de viver e pensar.

Nesta nova fase da iniciativa Cinema nas Aldeias pretende-se alargar a exibição de filmes a mais aldeias, lançar as bases de uma promoção mais vasta da iniciativa, nomeadamente junto de públicos exteriores às aldeias, continuando a pesquisa de novos filmes e documentários de qualidade, garantindo assim uma programação diversificada e renovada. Sempre que possível tentar-se-á contar com a presença dos realizadores de alguns dos filmes para estimular a comunicação entre criadores e públicos.

A programação do “Cinema nas Aldeias” para Junho de 2008 será composta por dois filmes documentais realizados por Carlos Eduardo Viana e produzidos pela Associação Ao Norte, “O Fole” e “Contra Corrente”, e outros dois realizados por Tiago Pereira, “Arritmias” e “11 Burros Caem no Estômago Vazio”.

As sessões decorrerão nos dias 7, 8, 21 e 25 de Junho, respectivamente nas aldeias de Covas do Monte, Candal, Nodar e Rompecilha.

+info:
Associação Cultural de Nodar