OS RIOS DA COMUNIDADE
Um projeto de pesquisa e de criação artística
Sax on the road + Binaural Nodar

Segundo ciclo de trabalho de campo
18 a 28 março 2024

Um projeto produzido pela Binaural Nodar com apoio de divulgação da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.

Desde os alvores da civilização que as paisagens ribeirinhas têm sido lugares privilegiados para o estabelecimento e desenvolvimento de comunidades. Os rios são fonte de água potável, de alimentação, de higiene, de comunicação entre lugares, de bem-estar psicossocial, de encontro, de ócio, de inspiração artística, de simbolismo e espiritualidade, entre tantos outros aspetos.

O território da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, formada por catorze municípios da região centro, compreende uma grande diversidade de rios, enquadrados de norte para sul por três bacias hidrográficas principais: a do Douro, a do Vouga e a do Mondego. Estes três rios e os respetivos afluentes (como o Paiva e o Dão) definem inclusive algumas das fronteiras entre concelhos e, consequentemente, parte do mapa da própria comunidade intermunicipal Viseu Dão Lafões.

As paisagens ribeirinhas são, portanto, realidades simultaneamente naturais e culturais e, cada aldeia ribeirinha, cada curva de rio e cada afluente, por mais pequeno que seja, ajuda a definir o “espírito do lugar” específico de cada uma das inúmeras comunidades que formam uma região.

Desde o início das suas atividades na região, a Binaural Nodar tem dado uma importância crucial às paisagens ribeirinhas; desde logo, porque a própria associação nasceu literalmente à beira-rio, na aldeia de Nodar banhada pelo rio Paiva; mas também porque ao longo dos anos desenvolveu residências artísticas e festivais ligados a alguns dos rios da sua zona de intervenção, como foi o caso do Festival Paivascapes em 2011 e dos ciclos de residências artísticas Vougascapes, entre 2015 e 2018.

A Binaural Nodar anuncia a segunda fase de pesquisa do projeto “Os Rios da Comunidade”, uma colaboração entre a equipa da associação e o grupo musical Sax on the road, para a concepção de um disco e espetáculo musical e multimédia dedicado a catorze rios da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, cada um correspondente a um dos catorze concelhos integrantes da mesma.

Durante o período de pesquisa, será concluído o mapeamento sonoro e visual dos catorze rios escolhidos, cuja lista é a seguinte:

Aguiar da Beira: Rio Coja
Carregal do Sal: Rio Cabanas
Castro Daire: Rio Paiva
Mangualde: Rio Mondego
Nelas: Rio Castelo
Oliveira de Frades: Rio Vouga
Penalva do Castelo: Rio Carapito
São Pedro do Sul: Rio Sul
Santa Comba Dão: Rio Dão
Sátão: Rio Sátão
Tondela: Rio Dinha
Viseu: Rio Pavia
VIla Nova de Paiva: Rio Mau
Vouzela: Rio Alfusqueiro

Ficha artística e técnica:

Coordenação da pesquisa: Luís Costa
Coordenação artística: António Manuel Ramos e Dolores Spínola (Sax on the Road)
Equipa de pesquisa e de catalogação: Ana Margarida Ferreira, Liliana Silva, Luis Costa e Nely Ferreira
Criação musical: António Manuel Ramos e Dolores Spínola (Sax on the Road)
Textos poéticos: Luís Costa
Edição audiovisual: Luís Costa
Desenho gráfico: Liliana Silva

A Binaural Nodar é uma estrutura cultural profissional apoiada pelo Governo Português – Cultura | Direção-Geral das Artes