JANELAS DE OUTRORA
Uma criação de Ana Margarida Ferreira
Apresentação pública
Sexta-feira, 4 agosto 2023
Nogueira de Côta (Viseu)

Uma coprodução da Binaural Nodar com o apoio da Associação Social, Desportiva, Recreativa e Cultural de Nogueira de Côta, da Junta de Freguesia de Côta e cofinanciamento do Município de Viseu.

Decorreu num espaço informal da aldeia de Nogueira de Côta a conclusão do processo de criação artística levado a cabo por Ana Margarida Ferreira, simultaneamente um trabalho académico no âmbito do Mestrado em Criação Artística Contemporânea da Universidade de Aveiro, bem como uma obra produzida pela Binaural Nodar no âmbito do estágio profissional realizado pela artista nesta associação.

Através da fotografia e do som, a artista procurou explorar como a acumulação de anos vividos se consegue traduzir em diversas camadas de experiências, guardadas em diversos álbuns de memórias. Gota a gota enche-se um oceano, para onde os rios que nunca param de correr desaguam. A gota de água perdura, mas mediante o seu trajeto, acaba por ser classificada de forma diferente.

Ao reencenar uma pequena seleção do seu leque de memórias, Ana Margarida Ferreira teve o cuidado de preservar sempre algo familiar. Partindo do local de investigação escolhido, a Freguesia de Côta, de onde é natural da sua família, tendo sido a apresentação na garagem da casa dos seus avós maternos, até à escolha dos modelos, os seus dois irmãos mais novos (também eles estudantes na área das artes) Nuno Miguel Fareleira e Ana Marta Fareleira, juntamente com as suas vestimentas.

A Binaural Nodar é uma estrutura cultural apoiada pelo Governo Português – Cultura | Direção-Geral das Artes.