O TEMPO DAS COISAS
Exposição Multimédia
Lafões Cult Lab (Vouzela)

Decorreu no passado dia 24 de março, no espaço Lafões Cult Lab, a inauguração da exposição “O Tempo das Coisas”, uma criação da Binaural Nodar em colaboração com a Universidade Sénior de Vouzela.

“O Tempo das Coisas” é um projeto comunitário de pesquisa sonora e fotográfica, desenvolvido com uma metodologia específica e relacionado com histórias ligadas a uma diversidade de objetos pessoais, autênticos companheiros de vida dos grupos participantes, privilegiando-se aqueles que careçam de processos de valorização da sua história pessoal e, consequentemente, da sua autoestima individual e grupal.

A mostra reúne 40 painéis e a cada um deles está associada uma história, contada na primeira pessoa e cujo ponto de partida é um objeto escolhido pelos seniores, tendo em conta o seu valor afetivo ou as memórias que lhe estão associadas. Além das fotografias, em que os idosos são retratados com as peças que elegeram, é possível aceder a um QR Code com as entrevistas recolhidas. No centro da sala, um holograma vai desfilando os objetos que foram apresentados, ao mesmo tempo que é possível ouvir o testemunho dos participantes.

A doçaria de Vouzela, os caminhos-de-ferro, o ciclo do linho e da lã, os ofícios do campo, o trabalho na resina e a Guerra do Ultramar estão entre as memórias partilhadas.

Um agradecimento ao Município de Vouzela e aos alunos e equipa da Universidade Sénior de Vouzela.
Fotografias de Liliana Silva e de Ana Ferreira (Binaural Nodar).

A Binaural Nodar é uma estrutura cultural profissional financiada por apoios bienais da Direção-Geral das Artes, estando localizada na zona de intervenção da Direção Regional de Cultura do Centro.