O CANTAR DAS NASCENTES
Convocatória aberta para residências artísticas
Data limite para candidaturas: 30 junho 2023

Nos últimos anos choveu relativamente pouco nas localidades da região portuguesa de Viseu Dão Lafões, o que fez aumentar gradualmente a preocupação dos seus habitantes em vários domínios: muitos agricultores tiveram dificuldade em ter água para regar os seus cultivos, alguns dos rios deixaram de ter água límpida, afetando a vida lúdica de Verão e houve cortes no abastecimento de água, face ao nível historicamente baixo das barragens e dos depósitos que armazenam a água para consumo humano. De repente, um país inteiro deu-se conta de que, quiçá, teria assumido como garantido algo que é, afinal, crescentemente variável e imprevisível.

Felizmente, o outono de 2022 e o inverno de 2023 chegaram com imensa chuva, de tal forma que uma expressão antiga voltou a ser ouvida nas zonas rurais da referida região: ‘As nascentes voltaram a cantar’. Esta bela expressão significa que era necessária a chuva persistente que caiu para que os lençóis freáticos recuperassem o volume de água de outros tempos.

Esta narração evidencia bem a relação entre água e cultura. A água é muito mais do que um recurso natural em sentido estrito. Se pensarmos com detalhe, percebemos a imensa variedade de aspetos da vida e da cultura humana que se relacionam com a água:

– Técnicas de construção de estruturas para condução e armazenamento de água;
– Água e produção de alimentos;
– Água, saúde e bem-estar;
– Água e complexidade social (desigualdades, tensões, conflitos);
– Água, ritualidade e religião;
– Água, economia e comércio;
– Água no quotidiano familiar e social;
– Água, navegação, viagem e emigração;
– Água, língua, toponímia, música e literatura.
– Etc.

A Binaural Nodar irá acolher no âmbito do seu 18º programa anual em residências artísticas em artes sonoras e media, projetos artísticos que possam pensar e expressar temáticas relacionadas com a interação entre água e cultura em contexto rural.

Aceitam-se candidaturas para residências artísticas a realizar em 2024 que sejam enviadas até 30 de junho de 2023, através do email info@binauralmedia.org e que incluam:

⁃ Um projeto detalhando a temática escolhida, a metodologia de trabalho e a tipologia de intervenção artística nos domínios da arte sonora, eventualmente associada a artes visuais, media e performance.
⁃ Uma breve biografia e um curriculum vitae detalhado.
⁃ Ligações para exemplos de obras artísticas anteriores.

As residências artísticas decorrerão em dois períodos alternativos, na primavera e no outono de 2024, e terão a duração de duas semanas. A organização suportará as despesas de alojamento, de alimentação e de deslocações na região, assim como pagará a cada projeto selecionado um cachê artístico de 500 euros brutos.
Quaisquer questões sobre esta convocatória poderão ser colocadas por email dirigido a luis.costa@binauralmedia.org.

A Binaural Nodar é uma organização cultural portuguesa que desenvolve atividades de etnografia sonora e audiovisual e de criação artística contemporânea em zonas rurais, com especial incidência na região de Viseu Dão Lafões. Em 2006 foi lançado o programa de residências artísticas em artes sonoras e media, o qual acolheu até ao momento mais de 170 artistas e investigadores nacionais e internacionais, proporcionando um envolvimento direto entre artistas, espaços geográficos e comunidades rurais. Desde 2010 que o programa de residências artísticas da Binaural Nodar define uma temática agregadora para os projetos artísticos acolhidos em cada ano, tendo já sido trabalhadas temas como as comunidades fluviais, a voz antropológica, a arquitetura rural, a religião, a mobilidade em contexto rural, a relação com o mundo animal e os rituais associados a plantas, entre outros.