NOITES COMBI
Concerto Sax on the Road + Intervenções vídeo de Maile Colbert
9 junho (21h30): Cavalete do Poço de Santa Bárbara, Urgeiriça, Nelas
11 junho (21h30): Parque Urbano de Tondela

O Teatro Viriato, o Cine Clube de Viseu e a Binaural Nodar juntam-se para habitar a geografia da região de Viseu Dão Lafões. Neste caso propõem o projeto “Noites Combi”, um conjunto de propostas culturais integradas na Rede Cultural Viseu Dão Lafões que inspirem as pessoas a aproveitar as noites de primavera e verão ao ar livre. O cinema, as artes plásticas, as performances e as leituras, sugestões que fazem parte deste projeto, serão responsáveis por incentivar o encontro e o diálogo entre público e cultura.

A Binaural Nodar integra dois projetos nas Noites Combi, ambos com o propósito de fomentar aspetos relacionais do território de Viseu Dão Lafões com outros territórios, através de um diálogo criativo entre criadores locais e externos que trabalharam temáticas que estimulam uma compreensão de vínculos culturais rurais, de histórias de mobilidade (por ex. do campo para a cidade), etc.

O primeiro dos projetos serão concertos do projeto Sax on the Road, focados no seu último álbum “Lisboas” e acompanhados por intervenções vídeo de Maile Colbert a partir do Arquivo Digital Binaural Nodar, evocando o conjunto das duas componentes uma relação histórica existente entre a zona de Viseu Dão Lafões e Lisboa, representativa do fluxo do campo para a cidade, movimento que tanta gente beirã encetou ao longo do século XX.

“Sax on the Road” é um projeto musical de António Ramos, o qual ao longo dos anos contou com a colaboração de vários músicos como António Pinto e Jorge Nunes, sendo atualmente constituído por António Ramos (saxofone, loops e percussões) e Dolores Spínola (guitarra barítono e percussões). “Sax on the Road” já editou três Cds: “Hasta la vista”, “Kif-Kif Van” e “Lisboas”, todos com ilustrações de José Smith Vargas.

Maile Colbert é uma artista intermédia norte-americana residente em Portugal que trabalha com som e vídeo, sendo colaboradora da organização artística Binaural Nodar. Contribui regularmente para a publicação sobre ecologia acústica e estudos sobre som Sounding Out. O seu trabalho sónico, videográfico e performativo tem sido apresentado em múltiplos contextos internacionais, salientando-se em Nova Iorque: New York Film Festival, Ear to Earth Festival for Electronic Music Foundation, MoMA; em Los Angeles: LACE Gallery em Los Angeles, Los Angeles County Museum of Art, REDCAT; e em outro estados: Portland International Documentary and Experimental Film Festival, Activating the Medium Festival em San Francisco, Na Europa, em Portugal: Future Places Festival e Serralves em Festa (Porto), Teatro Municipal (Guarda); em outros países: theSons d’Hiver Festival (Paris), HOERENSEHEN 2.0 (Berlin), The Exchange Gallery (Cornwall, Reino Unido), Störung Festival (Barcelona), Observitori Festival (Valencia). Apresentou trabalho também no Japão, México e Austrália.

A Rede Cultural Viseu Dão Lafões (RCVDL) é um projeto de programação, colaboração e coprodução cultural constituído em 2015 pela ACERT Tondela, a Binaural Nodar, o Cine Clube de Viseu, o Teatro Regional da Serra do Montemuro e o Teatro Viriato. As estruturas associadas à RCVDL têm longos historiais de trabalho colaborativo a vários níveis (local, regional, nacional e internacional), têm sedimentado parcerias e cumplicidades com distintas entidades nacionais e internacionais, no âmbito de redes muitas das quais financiadas por fundos comunitários. Todas as estruturas da RCVDL constituem referências de trabalho criativo, simultaneamente empenhado a nível do território da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, não deixando nunca de procurar afinidades que permitam que esse mesmo território se torne mais conhecido e dinâmico a nível cultural.