Football Sound Narratives
Edições Nodar, 2010[nodar001]

Uma compilação curada por Rui Costa e Duncan Whitley
Fotografia da capa: Carina Martins
Design da capa: Luís Costa

O futebol fornece desde há muitos anos um rico campo de investigação no âmbito das ciências sociais, sendo amplamente considerado que o mesmo “reflecte” algumas questões importantes nas sociedades contemporâneas. A economia global do jogo, o impacto dos acordos de patrocínio e de direitos de televisão, a política de gestão de equipas, a psicologia da produção de “vencedores” e “perdedores”, a performance corporal dos jogadores, a criação de modelos para a juventude, a processo da criação de mitos no futebol, a classe e divisão étnica entre os jogadores e espectadores, as mutações no nacionalismo e racismo dentro do contexto do jogo globalizado e a grande riqueza de estudos focados em questões de identidade, têm sido fonte de recentes investigações antropológicas e sociológicas.

Football Sound Narratives (Narrativas Sonoras do Futebol) é uma edição web de obras sonoras centradas em torno das especificidades do jogo de futebol: os trabalhos selecionados focam tanto o jogo profissional como o amador, temas relacionados com os adeptos considerados a nível individual e colectivo, a linguagem e sotaques, a família, lendas locais, media televisivos e outras tendências comerciais globais.

Esta primeira versão da Edições Nodar reflete sobre o desporto como um campo de inspiração para um panorama de criação musical e sonora experimental. O conjunto de onze obras sonoras compostas por artistas internacionais abrange os géneros da arte sonora, música eletroacústica, gravações sonoras de campo, pesquisa sociológica, performance vocal, arte rádio, laptop music, prática artística socialmente empenhada e instalação sonora e visual.

Lista de temas:

1 – Guarda-redes
Rui Costa: “Progressive Devuvuzelation of the World” (5m:39s)

2 – Defesa lateral direito
Luís Antero: “Euforia Encarnada OHP” (5m:37s)

3 – Defesa lateral esquerdo
Emeka Ogboh: “Up Blues” (9m:50s)

4 – Defesa central
Glenn Boulter / Aurelie: “An Unorthodox 1-2? (9m:34s)

5 – Defesa central
Raparigas da St. Bernards School com Ian McMillan e John Hall: “The Al Mobility Story” (14m:50s)

6 – Médio defensivo
Davide Tidoni: “Col Cuore” (7m:33s)

7 – Ala direita
Manuela Barile: “Forza Bari! Alé! Alé!” (10m:07s)

8 – Médio de ataque
Duncan Whitley: “You’re Just a Small Town in Derby” (10m:00s)

9 – Avançado centro
Tilman Küntzel: “World Cup 2006? (9m:20s)

10 – Avançado centro
Pete Stollery: “Back to Square One” (10m:16s)

11 – Ala esquerda
Harold Schellinx: “Le Zida Ne Passera Pas Par Moi…” (6m:29s)

[p] & [c] by the artists, 2010

 

Informação adicional:
http://www.binauralmedia.org/news//news/pt/edicoes/nodar-001

Ligação para descarregar o ficheiro zip com os temas da compilação (mp3 – 256 Kbps), a capa e a lista de temas:
http://www.binauralmedia.org/news//edicoesnodar/nodar001/nodar001_256k.zip


Sobre

Edições Nodar é um projecto editorial sem fins lucrativos dedicado ao som, vídeo e texto que lidem com práticas artísticas exploratórias que criem a consciência questionem contextos específicos geográficos e antropológicos e que procuram revelar as tensões entre as culturas locais e contra-pressões decorrentes de um mundo crescentemente globalizado.

Edições Nodar é coordenado pela Binaural / Nodar, uma organização de arte sonora baseada na pequena aldeia rural de Nodar, Portugal, onde desde 2006 foram acolhidos mais de 70 projetos de som e artes media em estreita ligação com os contextos geográficos e sociais locais.

Edições Nodar lançará uma diversidade de obras em formatos físicos e digitais: mp3, ebooks, cdr, cd, dvd e livros de obras criadas no Centro de Residências Artísticas de Nodar ou especificamente curados para publicação.

 

Equipa

Coordenador Geral:
Luís Costa

Gestores da Editora:
Rui Costa and Duncan Whitley

 

Contactos

Edições Nodar
Caixa Postal 119 – Nodar
3660-324 São Martinho das Moitas
Portugal

ou

edicoesnodar-binauralmedia.org