Vista Curta ON: Uma mostra online de filmes de Viseu
De 27 a 31 e outubro 2020
Uma iniciativa do Cine Clube de Viseu

Temos o gosto de confirmar a exibição na mostra Vista Curta ON do filme “A Esposa” de Manuela Barile e Sérgio Cruz, produzido pela Binaural Nodar, a partir de uma investigação etnográfica e gravações na aldeia de Sequeiros (União de Freguesias de São Martinho das Moitas e Covas do Rio, Município de São Pedro do Sul).
A “Esposa” constitui uma reflexão sobre a importância ancestral do casamento e da crise que toda mulher vive no dia da cerimónia. O casamento sempre foi uma grande mudança na vida de uma mulher, ao deixar a sua família e a casa onde nasceu e onde viveu desde tenra idade, para encaminhar-se em direção um incerto futuro. De forma a superar este momento de passagem dramático, a personagem principal concebe o seu próprio ritual, o qual, de alguma forma, a vai ajudar a dar um sentido à sua inquietação e será fundamental para a sua reintegração na comunidade de onde provém, ligando-se assim ao fluxo de memórias dos antepassados, do qual ela sente ser a continuação.
“A Esposa” teve como base uma pesquisa etnográfica realizada entre as mulheres da aldeia de Sequeiros (S. Pedro do Sul, Portugal), algumas das quais participam no filme com os seus relatos da experiência do dia do casamento. A banda sonora do filme, uma composição de Manuela Barile usando performance vocal, composição eletroacústica e gravações sonoras de campo, é fiel ao mundo interior dessas mulheres, ampliando e transformando-o num eco ancestral que ressoa através de toda a sequência do filme.
REALIZAÇÃO: Manuela Barile e Sérgio Cruz
ARGUMENTO: Manuela Barile
CÂMARA: Sérgio Cruz e Paulo Quintela
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Sérgio Cruz
MONTAGEM: Sérgio Cruz e Filipe Fernandes
SOM: Manuela Barile e Luís Costa
PÓS-PRODUÇÃO SOM: Marc Behrens
MÚSICA: Manuela Barile e mulheres da aldeia de Bondança
ATORES: Manuela Barile, Adília Teixeira, Isaac Barile Costa
Uma produção da Binaural – Associação Cultural de Nodar, 2012