O projecto Paivascapes #1, um programa de residências artísticas, actividades educativas, concertos, exposições e conferências integralmente dedicados ao rio Paiva, que decorre ao longo de 2010 e que culminará entre 4 e 8 de Março de 2011 com um evento final – Festival Sonoro do Rio Paiva, acaba de obter o reconhecimento do Conselho da Europa, através da atribuição do selo CECEL de mérito cultural europeu. Esta atribuição é feita anualmente a um restrito número de eventos culturais europeus (apenas 3 em 2010, incluindo o Paivascapes #1) que, em paralelo com o seu valor artístico e carácter inovativo, expressem de forma clara os valores e desafios das sociedades europeias contemporâneas.

Paivascapes #1 envolve a participação de dezenas de artistas e pensadores nacionais e internacionais e tem o apoio financeiro do Ministério da Cultura – Direcção Geral das Artes, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Câmara Municipal de Arouca e da Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva.

O Conselho da Europa, com sede em Estrasburgo (França), cobre praticamente todo o continente europeu, com os seus 47 países membros. Fundada em 5 de Maio de 1949 por 10 países, o Conselho da Europa pretende desenvolver em toda a Europa princípios democráticos comuns com base na Convenção Europeia dos Direitos do Homem e outros textos de referência sobre a protecção dos indivíduos. O Conselho da Europa tem como objectivos específicos a protecção dos direitos humanos, da democracia pluralista e do Estado de Direito; a sensibilização e incentivo ao desenvolvimento da identidade cultural da Europa e da sua diversidade; a procura de soluções comuns para os desafios da sociedade europeia; a consolidação da estabilidade democrática na Europa, apoiando reformas políticas, legislativas e constitucionais.

Para Informação adicional sobre Paivascapes #1, clicar no sítio internet integralmente dedicado ao projecto, aqui