Quinto Ciclo de Residências Artísticas de Paivascapes #1
Concelhos de Castro Daire, São Pedro do Sul e Arouca
15 a 28 Julho de 2010
Jez riley French (GB)

O Programa de Residências Artísticas de Nodar para 2010 tem um tema agregador único: o rio Paiva. Ao longo do ano, do Inverno ao Outono são desenvolvidos diversos projectos artísticos multidisciplinares (que tenham como elemento central o som) numa perspectiva contextual relacionada com as várias zonas geográficas do rio, da nascente até à foz.

Jez riley French
Projecto Artístico:
Sem Título | Arte Sonora

Ao usar hidrofones quer comprados quer construídos por si, microfones de contacto e microfones convencionais, a intenção de Jez Riley French é a de captar uma impressão emotiva do Rio Paiva – incluindo uma análise aprofundada dos espaços arquitectónicos, tanto os criados pelo rio (naturais) como aqueles junto às margens (transformados). O objectivo deste projecto é mostrar uma combinação da simples experiência pessoal, ao ter jornadas divertidas e exploratórias ao longo do rio, e um reafirmar de detalhes desconhecidos, existentes nas muitas facetas do rio e das suas estruturas interligadas.

Sendo o artista de um local de Inglaterra (East Yorkshire) que é rodeado de cursos de água de vários tipos: rios, riachos, canais, etc. – a água formou um aspecto importante no seu desenvolvimento como artista, usando métodos de gravação sonora de campo. O artista propõe-se ainda ocupar o tempo de estadia em Nodar, não apenas com trabalho sonoro específico, mas também na colocação de algumas das gravações e imagens colhidasnuma série de partituras fotográficas – notações visuais para field recordings & ensemble.

Biografia Artística:

Jeremy Riley (de nome artístico Jez Riley French) nasceu em Inglaterra e é um artista sonoro e de artes visuais com um percurso diversificado desde final dos anos 70. É jornalista freelancer de música experimental, fonografia e arte sonora, tendo colaborado nomeadamente com recensões para a revista ‘The Wire’, é regularmente convidado a dar conferências em diversas escolas de arte (Leeds School of Contemporary Art & Design e Hull School of Art and Design), já publicou inúmeros CDs áudio e organiza e dirige diversos workshops. Tem apresentado performances audiovisuais em diversos locais de Inglaterra, Áustria, República Checa, Alemanha e Japão.

http://jezrileyfrench.blogspot.com/

Para Informação adicional sobre Paivascapes #1, clicar aqui