Projecto: Santo

A nossa reflexão centra-se na história de duas capelas (afastadas por umas centenas de metros) que concorrem no culto ao mesmo santo — S. Macário (São Pedro doSul). Queremos “vivenciá-las”, medi-las, marcá-las, rezar nelas e construir relações entre as ermidas, as suas narrativas e as comunidades que as utilizam. Aquilo que será apresentado no final da residência, fruto dessa experiência, está completamente em aberto.

O Colectivo UVBA, descendente do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, incorpora um conjunto de artistas de diferentes áreas com interesses comuns: performance, vídeo, (an)arquitectura, land art, redes sociais e cidade, que se encontram para desenvolver projectos, conversar, estudar, jantar, beber e discutir, não necessariamente por esta ordem. O colectivo procura investigar e reflectir sobre questões relativas à vida, às práticas artísticas contemporâneas e a tudo o resto.

João Vilnei (Brasil) é mestre (2009) em Criação Artística Contemporânea pela Universidade de Aveiro – Portugal e bacharel (2006) em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará. Artista visual e performer, integra ainda o Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte – LICCA

Pedro Pais Correia (Portugal) mestre em Criação Artística Contemporânea pela Universidade de Aveiro e professor no ensino público.

Ana Saraiva Em 1998 concluiu a licenciatura em Antropologia, pela Universidade Nova de Lisboa (UNL). Em 2007 concluiu o Mestrado em Museologia e Património, pela UNL, com especialização em Programação e Gestão de Museus e Patrimónios. Em 2010 concluiu os Altos Estudos em Antropologia (UNL). Frequenta o Curso de Doutoramento em Antropologia (UNL), com o projecto de investigação “Expressões da arquitectura popular e os processos de representações identitárias”. Em 1999 desempenhou funções como Antropóloga no Município de Góis, com estudo centrado nas aldeias serranas de Góis – práticas de comunitarismo; em 2000 integrou equipa pluridisciplinar do Plano de Acção Local e do Plano de Pormenor e Salvaguarda do Centro Histórico de Belver, Município de Gavião. Desde 2001 exerce funções no Município de Ourém, assumindo actualmente a chefia da Divisão de Acção Cultural e a direcção do Museu Municipal. Tem desenvolvido e participado em projectos de estudo e de programação nas áreas disciplinares da Antropologia e da Museologia, resultado em publicações ligadas a discursos de representação cultural.

Pedro Silva ( Oliveira de Frades, 1974 ). Arquiteto pela Universidade Lusíada em 1997. Enquanto jovem colaborador, em Lisboa, com Alexandre Marques Pereira, Philip Cabau, Manuel Taínha e no Atelier do Chiado, desenvolveu concursos nacionais e internacionais e alguns projetos pontuais. Já em Oliveira de Frades, em 2007, abre um atelier próprio ( psaa arquitectura ), onde tem desenvolvido trabalhos no âmbito da arquitetura, do planeamento e do design. Paralelamente, tem mantido uma atividade como professor do ensino público e mais recentemente ( 2012) como assistente convidado do curso de arquitetura da Universidade Católica em Viseu. Entre 2007 e 2012 frequentou o mestrado em Criação Artística Contemporânea na Universidade de Aveiro. Neste contexto, integra atualmente o “coletivo uvba” tendo participado recentemente no concurso internacional “Performance Architecture“ para a Capital Europeia da Cultura-Guimarães 2012.