A equipa da Binaural Nodar teve o prazer de conduzir um conjunto de entrevistas sonoras e de registos fotográficos com antigos e atuais emigrantes originários de várias aldeias da freguesia de Côta (município de Viseu), com uma particular atenção a aspetos relacionados com a “sensorialidade migrante”,ou seja, como a condição de pertença partilhada (entre o lugar de origem e de migração) se reflete nos sentidos (a paisagem visual e sonora, os cheiros, a música, a gastronomia, os objetos com valor simbólico, etc.). As recolhas efetuadas, integradas com documentação paisagística produzida pela Binaural Nodar, foi apresentada no final da residência artística na forma de um documentário sonoro e fotográfico.

Ana Margarida Ferreira é uma jovem artista contemporânea originária da freguesia rural de Côta, no município de Viseu. É licenciada em Artes Plásticas, Ramo Pintura pela Faculdade de Belas da Universidade do Porto, sendo que neste momento frequenta o segundo ano do Mestrado em Criação Artística Contemporânea da Universidade de Aveiro, no âmbito do qual efetua a partir de fevereiro de 2023 um estágio académico com a Binaural Nodar. Tem apresentado o seu trabalho polissémico (artes visuais, escrita, media, som, etc.) no contexto de exposições coletivas desenvolvidas em ambiente académico.

Liliana Silva é natural de Santo António, Funchal. Terminou em 2014 a sua licenciatura em Artes Plásticas, Ramo Multimédia na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Nesse mesmo ano ingressou no Mestrado em Comunicação Multimédia, Ramo Multimédia Interativo pela Universidade de Aveiro, que viria a concluir em 2016. Desde Agosto de 2017 que desempenha na Binaural Nodar as funções de responsável pelas áreas de comunicação e multimédia, tendo desenvolvido intensa atividade na área de desenho gráfico, gráfica editorial, gravação e edição vídeo, conceção e montagem de exposições, etc.

Luís Costa é um curador de práticas artísticas contemporâneas, investigador sonoro, autor, educador e animador cultural em contexto rural. Autor de inúmeras obras e instalações sonoras/audiovisuais, editor e autor de livros de perfil etnográfico e artístico, orador em conferências sobre arte, som e território. Presidente da direção da Binaural Nodar desde 2004. Coordenador do Lafões Cult Lab, um, conceito de pesquisa artística multimédia no território de Viseu Dão Lafões o qual acolheu já mais de 150 artistas sonoros/media e investigadores sociais e ambientais oriundos de mais de 20 países. Coordenador do Arquivo Digital Binaural Nodar, um projeto de pesquisa, catalogação e mapeamento sonoro e audiovisual da memória coletiva de territórios rurais da região.

OBRAS ARTÍSTICAS