Memórias Coletivas Rurais

A Binaural Nodar e o Município de Castro Daire, através da sua biblioteca municipal e no âmbito do projeto Memória sobre Rodas, acolhem a partir de 17 de maio e até ao final do mês de outubro de 2021, uma longa residência criativa de arte pública nas freguesias de Mões e de Almofala. A residência criativa intitula-se “Memórias Coletivas Rurais”, desenvolvida por duas artistas espanholas, oriundas da comunidade valenciana, Alba Boscà e Mar Roca Macián, ambas estudantes finalistas do curso de Belas Artes da Universidade Politécnica de Valência, que estiveram em Portugal ao abrigo de um estágio europeu Erasmus+, pelo mesmo curso.

Ao longo da sua permanência em terras castrenses, as artistas desenvolveram intervenções plásticas em espaços públicos de aldeias rurais, através de metodologias participativas que promovam a identificação pelas populações das criações e a sua ligação a aspetos da memória coletiva local, nomeadamente a atividades agrícolas e pastoris, acontecimentos e personalidades marcantes, desejos e expectativas e a outros elementos do património cultural local.

Alba Boscà I Carrió (n.1996) é uma artista visual nascida em Valência (Espanha), formada em Belas Artes pela Universidade Politécnica de Valência. Como artista visual, Carrió tem um interesse particular em pintura a óleo e em temáticas como o muralismo. O seu trabalho é focado no retrato representacional do quotidiano. Quanto ao muralismo, o seu propósito passa pela conexão entre a pintura, o seu contexto e a difusão dos limites entre o interior e o exterior, público e privado. A artista já participou em exposições, tais como: A exposição colectiva Anatomic Body Painting (Faculdade de Medicina, Valência, 2018), já expôs também no festival Confusion (Benimaclet, Valência, 2019), bem como apresentou uma série de ilustrações numa exposição organizada pela Universidade de Guanajuato LaMuerte y Lo Humano (Guanajuato, México, 2019). Possui um interesse em meditação artística, sendo que participou num workshop artístico para um albergue de pessoas desalojadas (San Juan de Dios, Valência, 2018). Por fim, organizou uma oficina multidisciplinar infantil, em Cabanyal, Valencia.

Mar Roca Macián (n.1998) é uma artista multidisciplinar, que possui um interesse particular pela pintura, sendo graduada em Belas Artes pela Universidade Politécnica de Valência. A sua formação também inclui o Congresso Nacional e Internacional de Ensino e Serviço Universitário APS (2018); Congresso de Normas e Dissidências Repensando a cidadania a partir do corpo (2019); Adicionalmente, a artista fala quatro línguas: espanhol, valenciano, inglês e francês; A sua experiência profissional inclui: Oficina de circo social APECCV (2017); Oficina de meditação artística SAN JUAN DE DIOS (2018); Oficina artística infantil CSOA LA FUSTERIA (2019).