Cidades Sonoras
Um Projeto de Mapeamento Sonoro de Cidades Portuguesas
29 de Janeiro a 1 Fevereiro de 2013
Cidade de Abrantes

Coordenação de Luís Costa (Binaural/Nodar)
Co-produção: Artemrede e Município de Abrantes
Apoio Multimédia de Ricardo Frade

Dirigido a jovens entre os 16 e os 23 anos

Cidades Sonoras é um projecto educativo de mapeamento sonoro de espaço urbanos portuguesas. Guiados por monitores, um grupo de participantes oriundos do contexto social/geográfico objecto de documentação irá gravar os sons que segundo os próprios caracterizam melhor a zona, registando as coordenadas geográficas de cada som, a par de outras informações contextualizadoras e de registos fotográficos.

O projecto procura evidenciar a especificidade acústica de cada cidade e de cada bairro, não obstante a crescente homogeneização dos espaços urbanos contemporâneos. O projecto é estruturado de forma a estimular tanto a atenção aos pequenos detalhes acústicos da cidade como o contacto inter-geracional em que as vozes da memória da cidade de outros tempos podem assumir um papel determinante.

Esta ligação do projecto a participantes locais e à sua memória da cidade constitui o aspecto determinante do projecto. Ou seja, propõe-se fundamentalmente fornecer ferramentas de percepção e tecnológicas para re-ligar as comunidades aos seus espaços vitais, para fazer despoletar memórias sonoras, quiçá para acrescentar algumas centelhas de auto-estima a quem assistiu a transformações irreversíveis da cidade.

O resultado final da actividade será a criação colectiva de um catálogo de sons mapeado num mapa digital e a sua apresentação pública à cidade/bairro.

Abrantes é uma cidade portuguesa pertencente ao distrito de Santarém, na sub-região do Médio Tejo, na região Centro, com cerca de 19 132 habitantes. Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo. É sede de um município com 714,73 km² de área e 39 325 habitantes (2011), subdividido em 19 freguesias. A densidade demográfica é de 56 habitantes por km². Abrantes ergue-se numa colina a 100 m da margem direita do rio Tejo, à altitude média de 100 m, dominando todo o vale desde o oeste de Belver, concelho do Gavião, até ao município de Constância. A cidade de Abrantes é pólo comercial e indústria da fértil região agrícola adjacente. Tem indústria metalúrgica e metalomecânica.