O Programa de Residências Artísticas de Nodar para 2008 está definido e irá desenvolver-se ao longo do ano em quatro módulos, entre Março e Outubro, que contarão com a presença de 15 artistas de origens geográficas e áreas artísticas diversas, os quais desenvolverão os projectos que previamente submeteram ao comité de apreciação (formado por membros das entidades que co-produzem as residências, Binaural e Associação Cultural de Nodar e pela teórica de artes performativas sérvia Bojana Bauer).

É possível destacar, de entre os artistas que estarão presentes em Nodar ao longo de 2008, um núcleo muito significativo (7) que desenvolverão trabalhos ligados ao património sonoro local, evidenciando a importância do mundo acústico riquíssimo (tanto natural como humano) que rodeia Nodar e, alguns deles, relacionando a percepção do som com aspectos ecológicos. A título de exemplo, a artista sonora inglesa Viv Corringham propõe a realização de “percursos sonoros”, em que habitantes locais conduzirão Viv pelas suas rotas pedestres favoritas e memórias pessoais dos espaços percorridos se entrecruzarão com registos sonoros da paisagem e com a recriação vocal dos mesmos pela artista.

Em paralelo, foi dada ênfase a projectos que questionem e problematizem a realidade social local, através de uma reflexão artística em conjunto com as comunidades locais sobre os processos de mudança a que aldeias serranas como Nodar estão sujeitos e/ou sobre cenários hipotéticos futuros para a região. Estamos em crer que, em paralelo com um esforço de defesa e documentação da tradição e da herança sócio-cultural local é de extrema importância provocar a discussão livre e descomprometida (como é, por definição, a abordagem artística) sobre a realidade e sobre os aspectos de tensão que esta encerra. Neste âmbito, inserem-se os trabalhos propostos pelos artistas Francisco Janes, Christine Niehoff e Cédric Anglaret.

Por último, de referir que em cada residência artística serão desenvolvidas actividades paralelas com as jovens das aldeias vizinhas (em colaboração com as respectivas escolas) e será feita uma apresentação ao público dos trabalhos artísticos a ocorrer no último dia de cada residência.

Calendário de residências artísticas para 2008:

31 Março a 20 Abril
John Grzinich (EUA / Estónia)*
Toomas Thetloff (Estónia)*
Evelyn Müürsepp (Estónia)*

*Artistas convidados no âmbito de um acordo de cooperação com a organização da Estónia MoKS

2 a 21 Junho
Cédric Anglaret (França)
Christine Niehoff (Alemanha)
Samuel Ripault (a.k.a. Pali Meursault) (França)

28 Julho a 16 Agosto
Francisco Janes (Portugal)
Jurate Jarulyte Weiss (Lituânia)
Lezli Rubin-Kunda (Israel)
Viv Corringham (Reino Unido)

5 a 25 Outubro
Arnold Haberl (a.k.a. Noid) (Áustria) + convidados
Wolfgang Dorninger (Áustria)
Andrea Brandão (Portugal)
Duncan Whitley (Reino Unido)

Ligação para o programa de residências artísticas completo (artistas e projectos), aqui.