SIMPÓSIO PUSHING THE MEDIUM #2
15 a 24 de Setembro 2006
Nodar (São Pedro do Sul), Viseu e Guarda

Um evento organizado pela Binaural Nodar em parceria com A Binaural Nodar com Moks (Estónia) e Stazione di Topolò (Itália)

O Simpósio “PUSHING THE MEDIUM #2” (PTM #2) é uma iniciativa que reúne um conjunto internacional de artistas sonoros, visuais e ligados aos “new media” que se realiza em Nodar, S. Pedro do Sul, entre os dias 15 e 24 de Setembro. Através deste evento procuramos desafiar artistas de várias áreas e proveniências, investigadores sociais e outros participantes, a pensar, questionar e interagir com o LUGAR – a paisagem, a aldeia, o habitat social… – como material primeiro de trabalho, através de debates, intervenções criativas e colaborações artísticas.

Esta segunda edição do simpósio é um convite para aproximar a prática e a reflexão artística contemporânea ao espaço rural, contribuindo assim para a valorização do espaço comunitário de Nodar e entendendo a qualidade da dinamização e do desenvolvimento cultural em zonas rurais como questão fundamental e emergente.

O evento inclui apresentações públicas no espaço de Nodar e ainda nas cidades da Guarda e de Viseu, procurando estabelecer pontes e parcerias com projectos e instituições que partilham a idêntica motivação de intervir e investir social e culturalmente em regiões mais desfavorecidas.

ACÇÕES, PERFORMANCES, CONCERTOS
O programa do simpósio reúne o desenvolvimento de projectos de curta- duração realizados na aldeia de Nodar e eventos performativos nas cidades da Guarda e de Viseu, nos espaços do Teatro Municipal da Guarda e do Auditório do Instituto Português da Juventude de Viseu. No fim de semana que culmina o Simpósio, haverá instalações, acções e intervenções artísticas no espaço envolvente da aldeia de Nodar. Os visitantes terão a possibilidade de circular e descobrir a comunidade de Nodar e alguns dos trabalhos desenvolvidos, sob a forma de instalações e performances.

CONFERÊNCIAS (Escola Superior de Tecnologia de Viseu)
PTM #2 pretende promover o conhecimento e o debate através de uma série de apresentações por parte dos participantes envolvidos no evento, focadas tanto no domínio do projecto realizado em Nodar como também das experiências e projectos anteriores. É objectivo das conferências divulgar localmente, nomeadamente ao público jovem universitário, o enquadramento da iniciativa, o percurso e motivação dos artistas. As questões a explorar tratam da relação entre prática artística e espaço rural, entre a ideia de “site- specific” e tecnologia, entre processo criativo e habitat / comunidade.

ORGANIZAÇÃO, PARCERIAS E APOIOS
PTM #2 é uma organização da Binaural Nodar, uma associação cultural que desde 2004 produz e desenvolve actividades. A Binaural Nodar é uma associação sem fins lucrativos dedicada à cooperação local e internacional nos domínios da pesquisa artística, social e ambiental e está conectada em parceria com organizações internacionais com propósitos similares – Moks (Estónia) e Stazione de Topolò (Itália).

A edição de 2006 do PTM conta com o fundamental apoio financeiro do Instituto das Artes / Ministério da Cultura.

Outro apoio relevante é o da Fundação Portugal Telecom. Em parceria com a Binaural Nodar, estará no concelho de S. Pedro do Sul, a partir do dia 15 de Setembro o autocarro “A internet chega até si”, o qual se destina a senzibilizar a população jovem (mas não não só) de zonas rurais para as novas tecnologias de informação.
Durante a presença do autocarro no Concelho de S. Pedro do Sul, para além de formação básica em internet, a equipa da Binaural sensibilizará os jovens para as artes multimédia, através da realização de pequenos exercícios de captação e edição de som e imagem.

ARTISTAS PARTICIPANTES NO SIMPÓSIO

Klaus Filip (Áustria)
John Grzinich (EUA / Estónia)
Antonio della Marina (Itália)
Maksim Shentelev (Letónia)
Pablo Rega / Oscar de Paz (Espanha)
Ingrid Quiroga / Cristina Tascón (Espanha)
Silvia Zayas (Espanha)
Roi Fernández (Espanha)
Iñaki Ríos / Nati Plasencia (Espanha)
@C: Pedro Tudela / Miguel Carvalhais (Portugal)
Paulo Raposo (Portugal)
Rui Costa (Portugal)
André Gonçalves (Portugal)

FICHA TÉCNICA

ORGANIZAÇÃO
Binaural Nodar, em colaboração com Moks (Estónia) e Stazione di Topolò (Itália)

DIREÇÃO
Coordenação Geral e Direção de Produção – Luís Costa
Direcção Artística – Paulo Raposo
Direcção Técnica – Rui Costa

PRODUÇÃO
Marta Fonseca
Manuela Barile
Krista Dragomer
Kurt Korthals
Adán Santiago

FINANCIAMENTO
Instituto das Artes / Ministério da Cultura

APOIOS
Fundação Portugal Telecom
Instituto Cervantes de Lisboa
Teatro Municipal da Guarda
Escola Superior de Tecnologia de Viseu
Instituto Português da Juventude de Viseu
Moks, Estónia