A Binaural Nodar foi convidada a partilhar a sua experiência em projetos culturais transatlânticos, no âmbito do Festival de Música de Penedo (Estado de Alagoas, Brasil), o qual no ano de 2023 tem uma edição realizada em Portugal, concretamente em Lisboa (25 maio) e Castro Daire (26 maio).

No âmbito desta participação, o coordenador da Binaural Nodar, Luís Costa, participou numa mesa redonda sobre pontes transatlânticas culturais, a qual teve lugar no dia 26 de maio pelas 15h30 no Centro Municipal de Cultura de Castro Daire e que inclui também autarcas de Penedo e de Castro Daire.

A Binaural Nodar desenvolve desde 2017 o projeto Ecos Antípodas, juntamente com o Mapa sonoro de Uruguay, um conjunto de atividades de pesquisa social e sonora e de criação artística que potenciem reflexões cruzadas entre contextos geográficos, nomeadamente rurais, de Portugal, do Uruguai e do Brasil.

Um exemplo desta parceria constituiu o projeto Campo Compartilhado, realizado em 2019 entre três escolas rurais de Portugal (Fataunços, Vouzela), Brasil (Alegrete, Rio Grande do Sul) e Uruguai (La Estiba, Artigas). Agradecemos com especial carinho a magnífica colaboração da Professora Cristina Gonçalves da Escola Municipal de Ensino Básico João André Figueira de Alegrete (Rio Grande do Sull), assim como o corpo docente das escolas rurais de Fataunços e de La Estiba.

A Binaural Nodar é uma entidade cultural apoiada pelo Governo Português – Cultura | Direção-Geral das Artes.