CULTURAS DA ÁGUA NA FREGUESIA DE CALDE
Exposição Multimédia
Museu do Linho de Várzea de Calde (Viseu)
22 março – 30 setembro 2022
Inauguração: 22 março às 15h00

Temos o gosto de anunciar que a Binaural Nodar a Junta de Freguesia de Calde e o Museu do Linho de Várzea de Calde celebrarão o Dia Mundial da Água de 2022 com a inauguração da exposição “Culturas da Água na freguesia de Calde”.

O discurso contemporâneo sobre a água está frequentemente focado em dimensões ligadas à sustentabilidade ambiental ou à atividade turística. Sendo estas dimensões de extrema importância para o desenvolvimento atual dos territórios rurais, existe uma outra forma de pensar a água, uma que a relaciona de forma mais direta com o sentido dos lugares onde a água se manifesta. Podemos dizer que a mesma substância “água” apresenta-se e é usada de formas diferentes em cada território, através de uma conjugação única e irrepetível entre fatores geomorfológicos, ambientais e culturais.

A exposição multimédia “Culturas da Água na Freguesia de Calde”, produzida em colaboração entre a Binaural Nodar, o Museu do Linho de Várzea de Calde e a Junta de Freguesia de Calde, constitui um ensaio audiovisual sobre a forma como seis “lugares de água” da referida freguesia, que incluem nascentes, fontes, moinhos, lavadouros e poldras, são contados por habitantes das próprias aldeias de Várzea de Calde, Almargem, Póvoa de Calde, Calde, Vilar do Monte e Paraduça, colocando em evidência os aspetos de especificidade local que contribuem, como muitos outros, para a tessitura de uma história local da água.

A exposição multimédia “Culturas da Água na Freguesia de Calde” representa mais um passo no programa de pesquisa etnográfica e artística que a Binaural Nodar leva a cabo, em articulação com o Museu do Linho de Várzea de Calde e com a Junta de Freguesia de Calde, desde 2015, uma que já abordou múltiplas temáticas, como o ciclo do linho, a apicultura, os usos das plantas, os rituais calendarísticos, a religiosidade popular, entre outros.

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:
Pesquisa de campo e concepção da exposição: Luis Costa e Liliana Silva
Edição vídeo e sonora: Luís Costa
Desenho gráfico e ilustrações: Liliana Silva