Três Anos em Nodar
Práticas Artísticas em Contexto Específico no Portugal Rural

Catálogo retrospectivo de 315 páginas a cores, 1.000 exemplares
Compilação retrospectiva de 20 obras sonoras em 2 CDs anexos, 1.000 exemplares

O Lafões Rural Art Lab coordenado pela Binaural Nodar, situado numa região de montanha no centro de Portugal, organiza e produz o desenvolvimento de projectos artísticos multidisciplinares (com ênfase nas artes sonoras, vídeo, performativas e intermedia), seguidos de apresentações públicas na região. Os artistas residentes, no âmbito do desenvolvimento dos projectos artísticos, são encorajados a estabelecerem interacções com o local, seu espaço geográfico e social, identidade e memória.

A decisão de iniciar um centro de residências artísticas em Nodar foi motivada pela vontade dos membros da Binaural Nodar em aprofundarem a investigação sobre as possibilidades de uma prática artística exploratória em estreita interacção com um contexto específico rural e em lançar as bases de uma plataforma de troca regular de ideias e de práticas com artistas e organizações internacionais actuando na mesma área. Estas motivações foram possíveis de pôr em prática pela coincidência de dois dos membros fundadores da Binaural/Nodar serem originários da aldeia de Nodar.

Entre Março de 2006 e Outubro de 2009 residiram temporariamente na aldeia de Nodar (município de São Pedro do Sul) várias dezenas de artistas contemporâneos, os quais desenvolveram projectos artísticos em ligação com o espaço e as comunidades locais. Memória colectiva, lendas e mitos, identidade, género e idade, topografia, toponímia, música, património sonoro, paisagem, vegetação, água e fogo, dinâmicas de consumo e de ócio, artefactos e utensílios, vida e morte, língua, agricultura e pastorícia, foram alguns das realidades que serviram de base para a concepção e realização dos projectos artísticos.

A ideia para este catálogo surgiu da necessidade de fechar um ciclo, o dos três primeiros anos de residências artísticas regulares, entre 2007 e 2009, anos em que o trabalho de criação desenvolvido se concentrou fundamentalmente na aldeia de Nodar. A partir de 2010 as residências passaram a ter um foco temático e uma intervenção mais alargada em termos geográficos.

O catálogo inclui ensaios, textos críticos, diários de campo, fotografias e desenhos de mais de 40 artistas que realizaram projectos artísticos no Rural Art Lab de Nodar entre 2007 e 2009.

O CD duplo que acompanha este catálogo, “Nodar Location Specific Sound 2007-2009” inclui vinte composições sonoras criadas em Nodar ou compostas a partir de material aí recolhido por outros tantos artistas sonoros, compositores contemporâneos e performers vocais. É também uma materialização necessária de todos os sons que encheram a paisagem de Nodar e que havia que partilhar junto de um público mais vasto.

Textos de:

Aaron Ximm (EUA), Alicja Rogalska (Polónia), Amaya González (Espanha), Andrea Brandão (Portugal), António Pedro (Portugal), Arnold Haberl (Áustria), Ben Owen (EUA), Cédric Anglaret (França), Christine Niehoff (Alemanha), Dennis Báthory-Kitsz (EUA), Duncan Whitley (Inglaterra), Evelyn Müürsepp (Estónia), Francisco Janes (Portugal), Ignacio Martinez (Espanha), Jason Kahn (EUA), Joana Nascimento (Portugal), John Grzinich (EUA), Jurate Jarulyte (Lituânia), Keiko Uenishi (Japão), Lezli Rubin-Kunda (Israel), Luciana Ohira (Brasil), Luís Costa (Portugal), Maile Colbert (EUA), Maksims Shentelevs (Letónia), Manuela Barile (Itália), Maria Idília Martins (Portugal), Marta Bernardes (Portugal), Martin Clarke (Inglaterra), Melanie Velarde (Austrália), Nilo Gallego (Espanha), Noemi Fidalgo (Espanha), Pali Meursault (França), Peeter Laurits (Estónia), Rui Costa (Portugal), Rui Silveira (Portugal), Satoshi Morita (Japão), Sérgio Bonilha (Brasil), Sérgio Cruz (Portugal), Stevie Balch (EUA), Suzanne Caines (Canadá), Svetlana Bogomolova (Rússia), Toomas Thetloff (Estónia), Vered Dror (Israel), Viv Corringham (Inglaterra), Wolfgang Dorninger (Áustria), Xesús Valle (Espanha).

Lista de peças sonoras do CD duplo anexo “Nodar Location-Specific Sound 2007-2009”:

CD#1

1 -Jason Kahn: Windline [10:02] 2 -Satoshi Morita: .: :: – / – / – :. [2:55] 3 – Aaron Ximm: The Stone Giant, or, a millstone breathing in Nodar [9:56] 4 -John Grzinich: Flowlines [10:10] 5 – Maksims Shentelevs: Ghost of Nodar [10:00] 6 – Ben Owen: Resounding Nodar – Edit [4:56] 7 – Wolfgang Dorninger: in the water [8:00] 8 – Rui Costa: Traces of a Place [5:21] 9 – Xesús Valle: Tactile Processes [7:40] 10 – Samuel Ripault (Pali Meursault): Pleine Lune [9:15]

CD#2

1 – Martin Clarke: Mountain Quiet [8:21] 2 – Arnold Haber (Noid): Music for Five Instruments and a Gun [19:08] 3 – Manuela Barile: Moroloja [4:14] 4 – Duncan Whitley: Joga, Isso! [9:40] 5 – Keiko Uenishi (o.blaat): Serpentines and Chestnuts (several scenes for Nodar Social Composition) [7:41] 6 – Dennis Báthory-Kitsz: Three Songs for Manuela [4:33] 7 – Marta Bernardes & Ignacio Martínez: Coro de Noé [3:00] 8 – Viv Corringham: Where You Are [4:28] 9 – Melanie Velarde: Untitled [9:08] 10 – Maile Colbert: Over the Eyes [9:01]

(p) & (c) by the artists, 2011

CATÁLOGO INTEGRAL
(clicar na imagem abaixo para ler o livro)

OBRAS SONORAS INCLUÍDAS NO CATÁLOGO