La Scatola
Um projecto intermedia de Manuela Barile e Rui Costa

‘La Scatola’ explora a noção de confinamento em múltiplas abordagens. Trabalha sobre a zona de fronteira entre o “eu” e o mundo exterior e parte de uma ideia, de um dispositivo narrativo, designado por ‘La Scatola’ (‘a caixa, em Português), o qual representa um espaço difuso entre o ‘dentro’ e o ‘fora’, entre o ‘eu’ e o ‘outro’, no qual estão presentes múltiplas linhas de força de sentido contrário: manifestações sensoriais do corpo encarcerado / corpo protegido, visões distorcidas do mundo exterior, ansiedade, desejos, memórias. Estas linhas de força são encaradas em termos puramente espaciais (“zona interdita”, “abismo”, “barreira”) mas também em termos de “fluxos energéticos” bidireccionais criados pela projecção sensorial e emocional no mundo exterior da individualidade encarcerada (dor, desejo, resistência, impotência, etc.) e da representação (idealizada, distorcida, difusa) desse mundo na mente e corpo do indivíduo encalusurado.

Os diversos dispositivos utilizados no projecto são organizados de forma a criarem situações de aparência enigmática, entre o familiar e o estranho, o vizinho e o distante. As imagens ou os objectos usados, na sua simplicidade e depuração, transformam-se num espelho capaz de fazer confrontar o espectador com as suas próprias memórias e a sua experiência individual.

“La Scatola” é desenvolvido em múltiplas metamorfoses e apresentado em diversos contextos permutáveis e combináveis entre si: instalações, performances, concertos (solos / duos), apresentações “site-specific” e workshops.

Direcção Artística: Manuela Barile e Rui Costa
Colaboração Vídeo: Maile Colbert (EUA)
Colaboração Áudio: Mario Volpe (Itália)
Apoio Dramatúrgico: Bojana Bauer (Sérvia)
Coordenação de Produção: Luís Costa
Residências Artísticas: Centro de Residências Artísticas de Nodar (Portugal) | MoKS (Estónia)

Financiamento: Ministério da Cultura | Direcção Geral das Artes

Apoios | Agradecimentos: Associação Cultural de Nodar (Portugal) | Câmara Municipal de S. Pedro do Sul (Portugal) | Zoom – Associação Cultural (Portugal) | Amigos do Museu de Olaria de Barcelos (Portugal) | Galeria Zé dos Bois (Portugal) | MoKS (Estónia) | Vel-Net (Itália) | Villa Franchin (Itália) | Madcap Collective (Itália) | Città di Venezia (Itália) | MARCO – Museo de Arte Contemporáneo de Vigo (Espanha) | Colectivo Sinsal (Espanha) | MUSAC – Museo de Arte Contemporáneo de León (Espanha) | Junta de Castilla y León – Consejeria de Cultura y Turismo (Espanha) | Almazen. Serial Artist (Espanha) | La Casa Encendida de Obra Social Caja Madrid (Espanha) | Asociación Musicalibre (Espanha) | Centro Huarte – Centro de Arte Contemporáneo de Navarra (Espanha) | Presence Capitale (França) | Erratum (França)

Próximas Apresentações:

28 Janeiro 08, 20h30
Manuela Barile
Concerto para voz e objectos sonoros
Festival Hurta Cordel 2008 – Festival Internacional de Improvisación Musical
La Casa Encendida, Madrid (Espanha)
http://www.lacasaencendida.es

5 e 6 Fevereiro 08, 20h00
Manuela Barile e Rui Costa
Instalação-performance intermedia (5 Fev.) e concerto intermedia para voz, electrónica e objectos sonoros (6 Fev.)
Almazen, Barcelona (Espanha)

19 a 22 Fevereiro 08, 17h00 às 21h00
Manuela Barile e Rui Costa
Workshop “La Scatola: La Expresión Amplificada del Cuerpo”
Um workshop teórico-prático de criação colaborativa de uma performance multidisciplinar, na qual corpo, voz, espaço físico-acústico e sensores se intersectam, amplificando as suas possibilidades expressivas.
Dirigido a músicos, artistas sonoros, perfomers, intérpretes, profissionais ou autodidactas, com interesse na criação artística experimental e multidisciplinar.
MUSAC – Museo de Arte Contemporáneo de León (Espanha)
Inscrições até 19 de Fevereiro
http://www.musac.es

29 Fevereiro 08, 21h00
Manuela Barile e Rui Costa
Concerto intermedia para voz, electrónica e objectos sonoros
Villa Franchin, Mestre – Veneza (Itália)
http://www.veneziagiovane.net

4 e 5 Abril 08, 21h00
Manuela Barile e Rui Costa
Concerto intermedia para voz, electrónica, objectos sonoros e vídeo
Centro Huarte – Centro de Arte Contemporáneo, Navarra (Espanha)

Biografias Artísticas:

Manuela Barile (n. Bari, Itália 1978), é uma pesquisadora vocal e performer interdisciplinar residente em Portugal. A sua pesquisa artística baseia-se numa combinação entre voz e diferentes media (vídeo, fotografia, instalação, performance, desenho, escrita). Na sequência de experimentações sistemáticas e constantes adquire e desenvolve técnicas vocais únicas e pessoais. De forma a enriquecer a sua bagagem sonora, efectuou uma série de estudos e pesquisas em torno das tradições vocais ocidentais e orientais, enquanto autodidacta ou junto de mestres como Amelia Cuni para o canto Druphad e Tran Quang Hai para o canto difónico. O seu CD “Creature Sonore” foi publicado em 2007 pela Alg-a netlabel.

Rui Costa é um artista sonoro oriundo de Lisboa, Portugal. Desenvolve actividade artística há mais de 10 anos. A sua expressão artística dirige-se para a criação de texturas sonoras intrincadas através de técnicas de manipulação computacional de sons e utilizando gravações de campo e sampling ao vivo de instrumentos acústicos. Desenvolveu nos últimos anos vários projectos conceptuais, apresentados em galerias de arte e em espaços de concerto em Portugal, Espanha e Estados Unidos. Como exemplo, merece a pena ser referido o trabalho intermedia “Nodar” desenvolvido conjuntamente com Iñaki Ríos e estreado no festival Musica Ex Machina em Bilbau, Espanha. Alguns dos seus trabalhos foram publicados em diversas compilações de arte sonora (Sirr, Crónica, No Type, Universe International, Mandorla).

+info:

http://www.manuelabarile.com
http://www.myspace.com/ruigcosta