Gotas de água. Hidratação de memórias e arquivos digitais *

Ana Rodríguez
Antropóloga, Coordenadora do Mapa Sonoro de Uruguay

Na casa da minha família, em Montevideu, há um móvel de madeira envernizada com gavetas planas, que sempre foi chamado de arquivo. Lembro-me do som que algumas das suas gavetas faziam quando deslizavam sobre o carril que as suportava; agora que penso nisso, muito semelhante ao som de uma escova de madeira. Não eram aparas, mas o cheiro dos papéis. Entre esses papéis havia mapas das cidades onde os meus pais estiveram quando eu era criança. Lembro-me também das cartas aeronáuticas em tons pastel que o meu pai sabia ler, das fotografias a preto e branco e dos diapositivos dessas viagens, que ocasionalmente voltávamos a ver, por vezes com alguém que nos visitava, projetados no meu quarto escuro. Versailles, ouro por todo o lado, grandes construções arquitetónicas, uma praça algures no Reino Unido onde, num dia de chuva, alguém regava o jardim com um guarda-chuva e uma mangueira.

Nunca me interessei por mapas de cidades, nem sou prática com eles. Também me lembro das dobras descascadas e por vezes rasgadas pelo uso. Eu também arquivo. Hoje, quase todos nós arquivamos e somos arquivados (Blasco, 2009). Talvez por uma certa tendência para fugir ao aqui e agora, por gula de histórias ou para compreender onde estão os meus pés, pergunto-me muitas vezes como era o bairro onde vivo, a tão poucos metros do encontro com os usos rurais do espaço e da terra. Hoje é uma cidade, mas há uns anos atrás eram vinhas. O autocarro passa, mas por vezes vagueiam cavalos e vacas que se libertam das suas amarras e saem em busca dos interstícios de relva, entre as casas e a rua, que ainda não estão cobertos pelo rio de cimento canalizado pelas políticas públicas e por uma conceção muito particular de progresso.

Quem tem a imensa sorte de trabalhar naquilo que gosta e tem provas suficientes de que o seu trabalho é valorizado por aqueles que lhe são queridos, quer trabalhe em ambientes académicos ou em projetos próprios desenvolvidos de forma autónoma e colaborativa, tende a questionar com alguma frequência se o que faz tem realmente um propósito, se contribui para a sociedade em que vive, se cria os formatos adequados para socializar e partilhar os resultados dos projetos e da investigação. Trabalhar com memórias coletivas implica este desafio: será possível levar um paper publicado numa revista séria às pessoas com quem tomamos mate à lareira ou numa cozinha? Será esta a melhor estratégia para fazer circular a memória emergente, o conhecimento muitas vezes construído à mão e coletivamente? Por outro lado, os anos de diários de campo, registos audiovisuais, gravações sonoras vão-se acumulando e as pastas amarelas nos computadores ou dispositivos de memória externa vão ficando mais pesadas à medida que os aparelhos de gravação se tornam mais baratos e a qualidade dos formatos melhora. Hoje, quase todos podem filmar, fotografar, gravar e partilhar o que quiserem.  Não são apenas os que trabalham com memórias não oficiais como profissão que fazem registos, que contribuem para desvendar histórias, reconstruir processos e criar arquivos de acesso mais ou menos aberto. Os próprios portadores de memórias fazem exigências de justiça e direitos humanos, lutam contra o silenciamento, documentam a existência da sua comunidade e constroem as suas próprias histórias (Giraldo, 2018; Gutiérrez ed. alter, 2020). São pessoas que, geração após geração, foram despojadas das suas terras e desenraizadas dos seus territórios, que procuram os seus familiares desaparecidos, constroem testemunhos e documentos, geram arquivos que apoiam e sustentam as suas lutas, enquanto o acesso a outros arquivos lhes é negado (Rodríguez ed. alter, 2020; Da Silva Catela, 2011).

Todos nós arquivamos, sim, mas por diferentes razões, circunstâncias e histórias, permitir e encorajar o acesso a esses construtos não é tão frequente. Longe de tirar o mérito aos arquivistas profissionais, nos últimos anos tem sido refrescante ver a sua abertura para considerar e valorizar os chamados arquivos menores. Para além de produzirem uma reflexão crítica sobre esses “outros” arquivos, hoje, arquivistas ativistas e organizações oferecem capacitações que podem ser acedidas por qualquer cidadão, ainda que através da Internet[1] . Estes profissionais envolvem-se em experiências sociais em que podem contribuir com a sua ciência e com a sua arte. As instituições onde encontram trabalho remunerado são, no entanto, mais lentas e menos inclusivas nos seus interesses.

O trabalho em torno dos acervos não se restringe apenas à salvaguarda do património, mas também como “instrumentos de superação do esquecimento diante de formas de vida banidas ou negadas nas narrativas oficiais e hegemónicas” (Chavarría, 2017). São necessárias, portanto, estratégias de divulgação e socialização dos conteúdos.

Vou referir-me a um ponto de partida pessoal e a duas experiências desenvolvidas em territórios rurais específicos que tomo como referência ao considerar a Internet como um meio de acesso e difusão de registos sonoros e audiovisuais de saberes coletivos, histórias locais e memórias subterrâneas. Posteriormente, comento alguns aspetos relacionados com a reativação de saberes: a conceção de circuitos de circulação, e de formatos e estratégias de divulgação de conteúdos, criados e ligados de alguma forma a arquivos orais, sonoros e audiovisuais.

Entre 2006 e 2008 contribuí para a criação de um arquivo oral e audiovisual em que os registos foram feitos pelos próprios habitantes das aldeias, após algumas atividades em que foram acordadas estratégias de aproximação, temas a abordar e formas de colocar questões. O objetivo era dar uma certa importância às pessoas e aos modos de vida e de linguagem ligados, na maioria dos casos, às zonas rurais de uma província do norte do Uruguai. Para a zona, longe da capital do país, a proposta foi inovadora e, em certo sentido, bem sucedida, já que como resultado obtivemos filmes com explicações sobre a vida produtiva de lugares agora despovoados e dos quais não existem publicações; histórias de vida e explicações sobre ofícios rurais em que homens e mulheres se especializaram, experiências de agricultores, criadores de gado, músicos, detentores de múltiplos conhecimentos que lhes permitiram viver e manter-se em pequenas cidades e lugares. No entanto, depois de satisfeita a motivação para a realização destes exercícios de memória em que uns tomaram a iniciativa de “gravar” e outros aceitaram ser “gravados” ou entrevistados, no futuro imediato ninguém precisou de olhar para estes filmes, para estas fotografias com informações e explicações escritas, para ouvir estas vozes digitalizadas. São narrativas e reflexos de materialidades que só com o passar do tempo parecem ser valorizadas e, embora a sua utilidade seja bem conhecida dos investigadores, é raro que algum utilizador, como o de uma biblioteca, solicite o acesso a este tipo de documentos. Talvez por isso, e por implicar uma certa estrutura de conservação e recursos humanos para a sua gestão, pouco tempo depois de terminado o projeto que lhe deu origem, o arquivo caiu no esquecimento até ser recentemente doado a um serviço municipal de cultura, que o recebeu sem grande emoção. O mobiliário da casa da família continua em perfeito estado. Na cidade onde trabalhei, longe da casa da família, o conteúdo daquilo a que chamei “arquivo”, feito com a colaboração de algumas pessoas sob a proteção de uma instituição religiosa, está agora embalado em caixas de cartão e, portanto, literalmente não existe.

Como podemos aceder ao significado mais profundo que as pessoas dão às suas próprias ações quando não fazemos parte dessa cultura? Não basta certamente perguntar. Não é por falta de vontade, e muitas vezes também não é por falta de confiança. Ao sentido acede-se sentindo; e por vezes, mesmo que seja muito próprio, reconhece-se partilhando. As duas experiências que vou mencionar referem-se a abordagens às culturas rurais ou camponesas efeituadas ao longo de vários anos, que seguiram metodologias completamente diferentes. Em ambos os casos, houve um momento de viragem em que os responsáveis ou criadores decidiram dar acesso público aos frutos das suas investigações e projetos, adotando formalmente a identidade de arquivo: o Arquivo de Cultura Tradicional Patricia Chavarría (Chile) e o Arquivo Digital Binaural Nodar (Portugal). Estas operações exigiram a definição de estratégias de ocupação de espaços na Internet, bem como a tomada de decisões sobre o que expor nesse suporte, em que formato e duração, como descrevê-lo para que alguém opte por consultá-lo e como contextualizá-lo com informação externa ao documento, que tipo de licenças utilizar e que permissões conceder ou não conceder, para referir apenas algumas escolhas fundamentais.

O Archivo de Cultura Tradicional Patricia Chavarría tem o nome da sua criadora, uma artista e investigadora do centro-sul do Chile que há mais de 50 anos se dedica ao canto tradicional camponês. Nas zonas de Bío Bío e Maule, esta arte é predominantemente cultivada por mulheres e, através do canto, Chavarría acedeu às raízes profundas desta cultura. Representada como um diagrama circular[2] em que a produção agrícola e a cosmosensibilidade dialogam e se alternam, entre as dimensões espacial, íntima e coletiva, propõe a sua compreensão e conhecimento através do acesso a fotografias, filmes, poesia, recitações, música e escrita de síntese e interpretação sobre o que conceptualizou como “Ciclo agrário e cosmovisão camponesa” (Chavarría, 2017). Um calendário que representa o tempo linear como concebido pela cultura ocidental e o tempo cíclico da vida, da relação entre o indivíduo e o grupo, o fluxo entre o céu e a terra, o invisível, o sagrado e o instituído re-significado, intelectual e corporalmente.

O arquivo, constituído, catalogado, ordenado e gerido, tornou-se um instrumento que permite a produção e recuperação de sentidos de solidariedade, afeto, humanidade e respeito existentes nos povos e comunidades camponesas estudadas (Ibid.). Permite o acesso à informação e promove a sua reativação, o que também assegura a conservação a outro nível. Por isso citei acima “instrumento de superação do esquecimento”.

Outro dos casos que tomo como referência é o percurso seguido pela Associação Cultural Binaural Nodar, coordenada e dirigida por Luís Costa, que há mais de quinze anos interage com várias comunidades rurais localizadas na zona centro de Portugal, na região de Viseu Dão Lafões. Neste período têm sido diferentes as abordagens à atividade a desenvolver no território de ação e tem mudado o peso e a ênfase dada à componente designada por “arquivo”, trabalhando sempre em áreas de experimentação, criação e educação, em formatos multimédia, analógicos e digitais.

O Arquivo Digital Binaural de Nodar tem agora um lugar privilegiado e destacado na sua página web,[3] , de tal forma que adquiriu uma identidade própria e é a secção que reúne a maior quantidade de informação e de elementos.[4] De facto, funciona como uma interface interativa com uma linguagem de puzzle, em que a figura que liga as peças é a conceção com que foram agrupadas (por projeto, por município ou por área geográfica com linguagem de mapa) e não a natureza ou tipo do objeto (vídeo experimental, gravação de som, peça sonora, programa de rádio, entrevista, etc.). Inclui também uma ferramenta essencial para os utilizadores que procuram informações específicas: uma barra de pesquisa que dá acesso a temas através da disponibilidade de etiquetas com as quais todos os materiais foram caracterizados.

Mas que materiais? Não são as matérias-primas, mas sim elaborações, sínteses ou recortes que têm sido feitos para consulta pública, a partir de temas e abordagens realizadas ao longo da trajetória da Associação, entre os quais se podem destacar os ciclos do linho, do centeio e práticas associadas, as mudanças sociais das últimas décadas e a emigração, embora haja muitos outros. As peças são normalmente os componentes com os quais se produziram diversos produtos: publicações, documentários, materiais didáticos para centros educativos e museus, CD’s de música experimental e coral, etc., para citar apenas alguns. Cada uma das publicações, discos, documentários ou filmes foi apresentada em eventos locais com a presença e o intercâmbio daqueles que participaram de uma forma ou de outra na elaboração desses elementos, bem como noutros tipos de circuitos em que os temas patrimoniais e educativos, etc., são de interesse. Por vezes, o circuito de circulação tem determinadas características que permitem chegar a públicos mais diversificados que vivem nas áreas imediatas onde o trabalho foi realizado, como a conceção de programas de rádio[5] que são difundidos localmente, bem como a difusão ou publicação na Internet de cada um dos programas.

De todas as possibilidades que a Binaural Nodar tem explorado no que diz respeito ao desenho de estratégias de divulgação, partilha e socialização dos frutos dos projetos em que tem participado, vou deter-me nesta ocasião numa narrativa que integra paisagens sonoras, gravações de campo, instâncias de trabalho com memórias coletivas, entrevistas individuais e a voz do investigador: a série de podcasts “Da serra para a fábrica”[6] integrada no projeto europeu “Onde a cidade perde o nome”[7] que trata da emigração de habitantes de uma zona rural específica, a serra de Montemuro, para uma zona periférica da cidade de Lisboa, durante a segunda metade do século XX. Estas pessoas fixaram-se em Marvila, onde se concentravam fábricas, indústrias, pequenos armazéns e outras oportunidades de emprego. Os podcasts reconstituem vários aspetos da vida em habitações precárias, feitas de materiais leves, em espaços pequenos e apertados, sem saneamento e sem serviços (eletricidade e água corrente): os chamados bairros de lata.  Há histórias de estratégias de trabalho familiar, de crianças e jovens que deixaram a sua aldeia para se instalarem num mundo desconhecido, e de estratégias coletivas para construir uma comunidade e reproduzir certos aspetos culturais que lhes permitiram sobreviver.

No primeiro capítulo, “O meu mapa do bairro”, o dispositivo narrativo recorre à cartografia para reconstruir um espaço que já não existe, ou pelo menos não é visível para quem não o viveu. Um certo mapa materializa-se na imaginação do ouvinte, a partir da escolha de certos elementos que existem ou fingem existir: duas entrevistas realizadas em momentos históricos diferentes, com pessoas diferentes, que, editadas em contraponto, dialogam; o desenho sonoro de veículos que se deslocam entre o passado e o presente e de espaços que ligam o inominável e o evocado; a discussão entre pessoas que viveram em Marvila mas que hoje regressaram a zonas próximas das suas aldeias de origem e que, reunidas à volta de uma mesa numa biblioteca em Castro Daire, se dispõem a partilhar algumas das suas memórias, o que foi possível dizer naquele tempo e naquele lugar, desenhando um mapa no papel. A voz do autor do podcast funciona como elemento integrador, ele não esconde a sua autoria e dá-se licença poética para incorporar na sua voz as experiências dos vários entrevistados, propondo uma ficção de uma voz coletiva para fazer interpretações do que foi dito e do que não foi dito.

Se as memórias são como gotas de água, trabalhar com registos de memória implica a construção de tecnologias que permitam recordar fluxos, aprender a enquadrar diferentes corpos líquidos, não para os armazenar, mas para compreender ressonâncias e canalizações possíveis, se existirem ou forem desejados os acordos necessários.

Agradeço às pessoas que aceitam ser gravadas, que falam e o fazem pensando em alguém que não conhecem, um outro algures no tempo, destinatário do seu esforço explicativo, da sensibilidade que empenham ao dar a sua versão. Agradeço a sua confiança e agradeço a quem me permite, eu que estou noutro lugar, com outras perguntas e com outras memórias, ouvir, sentir, ler (que é sempre ouvir) e olhar e tocar as suas vidas. Mas estou muito mais grata aos autores dos arquivos disponíveis por não descansarem nas palavras dos seus entrevistados e por apelarem teimosa e criativamente à invenção de oportunidades, contextos e dispositivos narrativos que amortecem as camadas menos pensadas da nossa sociedade, com o que regam sem o saber, as nossas sementes mais enterradas, aquelas que despertam do inconsciente para nos mover e transformar.

* Originalmente publicado no contexto da publicação final do projeto “Onde a cidade perde o seu nome”, financiado pelo Programa Europa Criativa, 2020.

Bibliografia

BLASCO, Jorge, 2009: “Ceci n’est pas un archive”, in: Memorias y olvidos del archivo, Estévez, F., de Santa Ana, M. Editores /Online/ disponível em: https://issuu.com/jorgeblascogallardo/docs/010-029_blasco_v1 Acedido em outubro de 2020.

Coletivo Memoria en Libertad, 2019: Ésta es mi historia ¿Y la tuya? Imprenta AEBU, Montevideo.

DA SILVA CATELA, Ludmila, 2011: El mundo de los archivos, en: Justicia transicional: manual para América Latina. Félix Reátegui Editor, Brasilia: Comisión de Amnistía, Ministerio de Justicia pp.: 381-403 /Online/ disponível em: https://infotoxico.wordpress.com/2015/01/19/el-mundo-de-los-archivos-ludmila-da-silva-catela/ Acedido em outubro 2020.

CHAVARRÍA, Paula Mariángel, 2017: Archivo de cultura tradicional Patricia Chavarría Hacia una política de gestión documental y archivo /Online/ disponível em: http://www.archivodeculturatradicional.cl/wp-content/uploads/2017/12/Hacia-una-Politica-de-Gestion-Documental-y-Archivo-Archivo-de-Cultura-Tradicional-Patricia-Chavarria.pdf retrieved 11/10/2020 Acedido em outubro de 2020.

GIRALDO, Marta, 2018: “Archivos comunitarios de sobrevivientes del conflicto armado: remedios contra el olvido”, in: Memória Política em Perspetiva Latino-Americana, Peter Lang Publisher, pp. 61-76 /Online/ disponível em: https://www.academia.edu/37136120/Archivos_comunitarios_de_sobrevivientes_del_conflicto_armado_remedios_contra_el_olvido Acedido em outubro de 2020.

GUTIÉRREZ Álvaro, ORTIZ Felipe, BARRÍA Ghislaine: Archivo Popular de Rodelillo como instrumento de Construcción de Memoria Social In: Revista F@ro, Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de Playa Ancha, Valparaíso, Vol. 1, Nº31 (I Semestre 2020) pp. 27- 46 /Online/ disponível em: http://www.revistafaro.cl/index.php/Faro/article/view/622/587 Acedido em outubro de 2020.

MASOTTA, Carlos Eduardo, 2016: El gesto y el archivo: la fotografía y la anamnesis argentina. Revista Photo y Documento, No. 1, Universidade de Brasília /Online/ disponível em: https://ri.conicet.gov.ar/handle/11336/91201 Acedido em outubro de 2020.

RODRÍGUEZ, Mariela, SAN MARTÍN, Celina, NAHUELQUIR, Fabiana, 2016: “Imágenes, silencios y borraduras en los procesos de transmisión de las memorias mapuches y tehuelches” in: Mariana Lorenzetti, Lucrecia Petit e Lea Geleren: Memorias en Lucha Recuerdos y silencios en el contexto de subordinación y alteridad. Ramos, A., Crespo, C., Tozzini, M., (Dir.), Editorial Universidad Nacional de Río Negro, Viedma. Cap. 5, pp. 111-140 /Online/ disponível em: https://books.openedition.org/eunrn/231?lang=es

 

Sítios Web, aplicações e recursos digitais:

Da serra para fábrica https://soundcloud.com/binauralmedia/sets/binaural-radio-rural Podcast BRR! Rádio Binaural Rural, cap.1. Texto, voz, composição e edição sonora de Luís Costa. Registos sonoros de Maile Colbert, Nely Ferreira e Luís Costa. Atuação musical do Grupo de Concertinas da Casa do Concelho de Castro Daire em Lisboa. Duração: 26: 57″.

Community Archiving Workshop https://communityarchiving.org/about-caw/

Orígenes https://apporigenes.blogspot.com/p/instrucciones-para-utilizar-la.html Aplicação. Co-desenhada pelas comunidades Tehuelche, Camusu, Aike e Kopolke da Patagónia do Sul e por Simon Robinson. Descarregado em outubro de 2020.

[1] A RIPDASA, Red Iberoamericana de preservación digital de archivos sonoros y digitales tem uma série de webinars didácticos publicados no seu canal do youtube: https://www.youtube.com/channel/UCoWU8W45oSNgmCSbgw5vE4Q/videos

[2] Ciclo Agrário e Cultura Campesina: Aportes para a difusão da Cultura Tradicional em Meios Digitais. Disponível online: http://www.archivodeculturatradicional.cl/cicloagrario/

[3] https://www.binauralmedia.org.

[4] https://www.archive.binauralmedia.org desenvolvido com o financiamento do projeto da Rede Europeia Tramontana sobre arquivos rurais multimédia.

[5] 57 programas emitidos desde 2012 na Rádio Lafões (São Pedro do Sul) e disponíveis em https://soundcloud.com/binauralmedia/sets/binaural-nodar-radio-docs.

[6] https://soundcloud.com/binauralmedia/sets/binaural-radio-rural

[7] https://www.lafundicio.net/beyondformalcities/