Um projecto audiovisual de Manuela Barile


Locus in quo – que significa “O lugar onde alguma coisa acontece” – é o título genérico de um corpo de trabalhos baseados num único tema: o sentido dos lugares. O projecto é composto por duas instalações vídeo + uma série de fotografias e de objectos (Pesa e ), uma instalação sonora / performance (Birdsoundcage) e um concerto / performance ao vivo (Oikos). Estas componentes operam seja como uma obra única, seja como trabalhos independentes, embora conectados entre si.

«As nossas sensações, as nossas percepções, a nossa memória, a nossa vida não podem deixar de ser relatadas e representadas pela relação a um lugar. Nós somos o nosso lugar, os nossos lugares: todos os lugares, reais ou imaginários que vivemos, aceitámos, rejeitámos, combinámos, eliminámos e inventámos. Somos igualmente a relação que soubemos e quisemos estabelecer com os lugares» (Vito Teti, “Il senso dei luoghi”).

A modernidade abala cada vez mais o sentido dos lugares, mais que tudo dispõe e mede extensões, sem atender tanto aos aspectos culturais, aos genius loci dos lugares, a toda uma série de aspectos que vão da memória e da tradição aos aspectos da conformação natural e ecológica do território, às simbolizações rituais e sacras depositadas na terra como sinais indeléveis, à ética da responsabilidade em relação aos vindouros. A modernidade concebe cada lugar como “uma dimensão puramente geométrica a preencher com volumetrias arbitrárias” (Luisa Bonesio), assistindo-se hoje a uma paulatina degradação geológica, ambiental e cultural dos territórios.

Informação Adicional:

http://www.manuelabarile.com/

 

FICHA TÉCNICA

Conceito e Direcção Artística: Manuela Barile
Performer Vocal e Composição Sonora: Manuela Barile
Gravações Sonoras de Campo: Manuela Barile, “Birdsoundcage” – Duncan Whitley (Inglaterra)
Registo e Montagem Vídeo: Manuela Barile
Voz Recitante: “Pesa” – Evelyn Müürsepp (Estónia)
Vozes Cantantes: “Pesa” – Anna Hints (Estónia), “Cá” – Cantores Tradicionais da Região de S. Pedro do Sul (Portugal)
Pós-produção de Som: “Pesa” – Rui Costa (Portugal), “Cá” e “Birdsoundcage” –  Duncan Whitley (Inglaterra)
Composição Áudio Multicanal: “Birdsoundcage” – Duncan Whitley (Inglaterra)
Guarda-Roupa: Creazioni Ranieri (Bari, Itália), Brazukinha (Viseu, Portugal)
Residências Artísticas: Moks (Estónia) e Centro de Residências Artísticas de Nodar (Portugal)
Produção: Luis Costa e Carina Martins (Binaural/Nodar)

Financiamento: