binaural...nodar...apresenta:
se não consegue ver o conteúdo deste email, por favor cliqu
e
aqui

Workshop

“Hardware Hacking: As Orelhas Não Têm Pálpebras”

Dirigido por Pablo Rega (ES)

Estúdio Performas, Aveiro (PT)
15 / 16 / 17 Março 2010
(17h30 - 22h30)

Para inscrições no workshop:
http://www.performas.blogspot.com

Laboratório de experimentação sonora mediante a construção de dispositivos sonoros de fabricação caseira. Motores, foto-resistências, microfones, osciladores e reciclagem sonora servirão para passar um bom bocado às voltas com sucata electrónica barata e inocente. O objectivo deste laboratório é o de criar um entorno de troca de conhecimentos com os participantes sobre as possibilidades “Do It Yourself” aplicadas à electrónica para criação sonora. O laboratório é dirigido por um artistas especialista de renome internacional na área e propõe uma abordagem de aplicação prática e imediata dos conceitos e ferramentas apreendidos, através do desenvolvimento de um projecto final com o contributo de todos os participantes.

Destinatários

Qualquer pessoa com interesse na criação sonora experimental. Não é necessária qualquer experiência prévia.

Estrutura

- Introdução aos componentes electrónicos de um circuito;
- Introdução ao “circuit bending” como forma de intervenção em objectos electrónicos de uso quotidiano;
- Construção de geradores de onda de um ou mais osciladores com distintos tipos de filtro;
- Personalização e exploração das distintas formas de controlo dos geradores de onda;
- Criação de um pequeno projecto colectivo entre os participantes.

Requisitos

Os participantes deverão trazer um soldador e rolo de estanho de ponta fina. Podem igualmente trazer brinquedos sonoros electrónicos, rádios, pedais de guitarra sem uso, tudo para ser transformado durante o laboratório.

Preço

O worskhop tem um custo de 40 Euros que inclui o bilhete para o concerto de Pablo Rega no dia 18 de Março 2010.

 


 

 

Concerto

Pablo Rega (ES)

Estúdio Performas, Aveiro (PT)
18 Março 2010
(22h00)

O concerto é pensado como una instalação, jogando com o espaço onde se desenvolve. De estilo compositivo, as peças a apresentar constituem uma busca de uma forma dentro da improvisação, ou uma composição instantânea. Os materiais oscilam entre o mínimo delicado e o máximo abrupto, inconstantes e aleatórios, onde as fontes dos próprios sons jogam um papel importante, seja pelo elemento acústico seja pelo lado objectual dos próprios instrumentos.

 

Biografia Artística de Pablo Rega:

Guitarrista e músico electrónico espanhol (n. A Coruña, 1971). Participou em projectos teatrais como músico /compositor e intérprete em companhias como La Danaus (León), Chevere (Santiago de Compostela) Sociedad Dr. Alonso (Barcelona) e Los Corderos sc. (Barcelona).

Centra a sua actividade na música improvisada e experimental, sendo membro do colectivo Música Libre de Madrid e da orquestra FOCO, participando em numerosos concertos junto a diferentes directores como Peter Kowald, Lê Quan Nihn, Günter Heinz, Walter Thompson, Butch Morris, Dave Tucker, Olivier Benoit, Michael Fisher, William Parker, entre outros. Trabalhou ainda o músico brasileiro Tom Zé (Asturias 2008) e com o colectivo IBA de Barcelona.

Com o grupo PARTO (Luis A. Rodriguez e Patxi Valera), realiza uma peça para balões e metrónomos (Cuenca 2001) no Laboratório de Electroacústica de Cuenca, nas jornadas de electroacústica dirigidas por Gabriel Brcnic.

Trabalha em diversos projectos junto a Iñaki Rios e Nilo Gallego (Trio Merendilla), com Nilo Gallego (Piensan los Pies), com Markus Breuss e Nilo Gallego (Dexidrina 32) e com Markus Breuss, Nilo Gallego e Fernando Oyaguez (yavestruzcomoandamios).

Colaborou como sonoplasta nos documentários do realizador Chus Dominguez “Chamamento”(Portugal) e “O Tempo dos Bullós” (Galiza) e em diversas bandas sonoras e desenho sonoro com o realizador Enrique Otero.

Participa no festival “Minin” 2005 (Barcelona) e Hurta Cordel 2006, 2007 e 2008 (Madrid). Coordena o Festival Minúsculo para o Experimentaclub 2005 e 2006 (Madrid) e participou em diversas edições do Festival Minúsculo em Barcelona. Participa no “Festivalet” de música improvisada (Barcelona 2007) com uma direcção para sexteto.

Actualmente vive em Barcelona e trabalha em diferentes projectos de música improvisada como “MUT” (quinteto de noise extremo), “NEUMATICA” (electroacústica) com Alfredo Costa Monteiro (com o qual editou em 2006 “ALud” na Creative Sources e “Limiar” na net label Desetxo), “CAJA SORDA” (mini concertos para auriculares), “Z1C0″ (trio de free-noise) junto a Tom Chant e LAR Lejido, “PROTOM” com Patxi Valera e Pablo Sax.

Colaborou ainda com o guitarrista e músico electrónico Catalão Ferran Fages e com numerosos músicos nacionais e internacionais.

Dirige a orquestra de improvisação O.M.E.G.A. formada por 20 músicos galegos, com sede en Santiago de Compostela e a formação BIB (Banda de Improvisadores de Barcelona), formada por 14 músicos. Dirige e compõe para o quarteto de cordas de O.M.E.G.A., realizando peças para quarteto e quadrofonia.

Trabalha na construção de instrumentos acústicos e electrónicos e nos seus projectos pessoais de electroacústica, centrados na construção de dispositivos electrónicos sonoros, peças para electrónica e programação, realizando diversos laboratórios nestas áreas.

 

Nodar, Caixa Portal nº 106 - 3660-324 S. Martinho das Moitas (Portugal)
Tel. +351 232 357 060 / +351 918 951 857 | Email: info@binauralmedia.org
www.binauralmedia.org